Lilypie Fourth Birthday tickers

16 dezembro, 2008

Melodias



Adoro esta melodia! É minha e do meu filho na hora de fazer ó-ó!
Já ouvi alguns comentários pouco abonatórios mas acho estupidez... é linda!
Talvez não saibam que se trata de uma música feita por um pai que soube que a sua pequena filha estava apaixonada...

05 dezembro, 2008

Espírito de Natal

Por cá o espírito de Natal já se instalou... parece que este ano tem mais significado, veio com mais força!
É obvio que a causa disso se chama GABRIEL!!!!!

A cara dele ao ver a árvore de Natal enorme, a piscar, cheia de luzinhas, bolinhas, fitinhas e afins foi uma delícia. Primeiro ficou muito espantado depois veio a curiosidade natural de querer mexer, tocar... É claro, que ainda não se apercebeu de uns determinados embrulhos que se encontram lá debaixo mas para isso ainda terá tempo... Cá a mamã e o papá, já trataram de lá colocar uma roupinha e um brinquedo para ele desembrulhar ;)

" E aqui estou eu muito entretido a ver TV, e a escolher o que quero que o Pai Natal traga neste meu primeiro ano de vida..."

Quanto ao meu espírito para a época, bom, confesso, que não sou propriamente viciada em Natal como certas pessoas que vivem para esta época, eu atribuo-lhe uma relativa importância mas não excessiva mas também reconheço que este ano o vejo com outros olhos... este ano tenho uma vontade acrescida de comprar presentes para todas as crianças e bebés que conheço.... oxalá pudesse.
P.S- Maria Vicente... continuo sem conseguir aceder ao teu blog :(

25 novembro, 2008

Compras!


Não. Ainda não me refiro às do Natal.

Mas sabem que entrei na sapataria para comprar umas botas rasas pretas, de cano curto, práticas para o dia a dia e sai de lá com...

... estas botas muito fashion?

As botas são giras mas acho que continuo com o mesmo problema: falta de calçado prático.
Hehehehe

Mesmo compras à gaja!

20 novembro, 2008

A Vida corre, corre...

Que azáfama!
Entre o trabalho na escola... preparar três áres disciplinares diferentes, ir a reuniões de Departamento e de Conselho de Turma... entre o trabalho doméstico (diga-se de passagem que o marido não anda a colaborar como devia)... e o meu BabyGabriel... que continua constipado... vão as 48h do dia que eu não tenho...

O meu babyG depois de tomar Atrovent 5 dias e ficar na mesma, vai agora fazer ginástica respiratória. Vocês não estão bem a ver a violência deste tratamento... chora ele durante meia-hora e choro eu por dentro de o ver tão sentido e aflito com as judiarias que lhe fazem. Ontem, ficou cheio de pintinhas vermelhas na cara do esforço de chorar... :( e quanto a resultados, noto uma ligeira melhoria mas longe do que esperava. A médica disse que com duas sessões deveria ficar bem mas infelizmente estou a achar que não. Ainda por cima, após a sessão de fisioterapia, fez febre... acho que foi do esforço, e de estar tão sentido com o tratamento ou então foi do segundo dentinho de cima que já se está a ver...

08 novembro, 2008

Visita à Pediatra

Resultado do braço de ferro: não foi preciso, ele dormiu que nem um anjinho...
Fomos à pediatra. Viemos de lá satisfeitos. O Gabriel é um bebé cheio de vitalidade, apesar de estar no P10 a nível de peso (7 210g), tem muita energia, o que significa que é mesmo a sua constituição que é assim.
Aos 8 meses vai experimentar todos os outros legumes verdes, o feijão, o grão, e de vez em quando um arroz ou masssinhas na sopa. Vai também provar o iogurte natural.
Decidimos começar o peixe, não aos 9 meses mas aos 10 ou 11 meses porque há suspeita que ele possa ser alérgico a algo... esta suspeita vem do facto de ele ter uma pele atópica e de fazer frequentemente bronquiolotes (fazer frequentemente é favor, porque ele não as despega)...
A nível de outros desenvolvimentos: já responde bem pelo nome, já se senta embora precise ainda das almofadas (a médica diz que ainda não é considerado atrasado para se sentar), os dois ratinhos de cima estão finalmente a romper, adora atirar os brinquedos para o chão... para a mãe ter que andar a apanhá-los, continua um bebé muito bem disposto e sorridente.
Como não podia deixar de ser, quero aqui deixar claro que não fui à manifestação de professores presencialmente mas estou lá 100% em espírito e alma.
Fora a ministra!
Fora este sistema de avaliação!
Fora ao novo estatuto da carreira docente!
Fora ao novo sistema de faltas dos alunos!

07 novembro, 2008

Acho que anda a testar...









Olá!

Vim cá só dizer que acho que o meu Gabriel me anda a testar... senão escutem...

O Gabriel adormece por volta das 21h ou 21h 30min todos as noites, depois entre as 11h e a12h eu vou acordo-o, troco-lhe a fralda e dou-lhe um biberon de leite. Durante a noite remexe-se e antes que acorde eu enfio-lhe a chucha e lá se fica novamente...

Ora, a noite passada acordou a meio da noite e só voltou a acalmar quando lhe dei um colinho :( e às 6h da manhã tive de o pôr na minha cama porque tornou a acordar e não havia meio de adormecer de novo.
Esta noite, a mesma coisa, adormeceu ao colo às 10h pois estava muito agitado do jantar de aniversário do papá, e às 4h da manhã acordou e tive de o colocar na minha cama para adormecer de novo. Quando dormiu, eu agarrei nele e coloquei-o novamente na cama dele... bom, foi só o tempo de eu fechar o olho, que eu abriu o dele e disse-me, na linguagem dele, " então, pensas que me enganas?, aqui não quero dormir!" e pronto, lá tive de o colocar na minha cama e ficou lá até de manhã.


Está a testar-me, mas como amanhã é Sábado, e posso descansar durante o dia, esta noite se me voltar a fazer o mesmo, vou fazer braço de ferro com ele. Vamos ver quem ganha.... Ainda não percebi bem se ele quando acorda quer o colinho ou quer a minha cama...
P.S.- Maria Vicente, do blog www.na-minha-vida.blogspot.com , não consigo aceder ao teu blog amiga... peço tb se alguem das minhas blog amigas a costuma visitar para lhe dar este recado.

28 outubro, 2008

Fotos


Que saudades que eu tinha de ver umas fotos por aqui!

Aqui está o meu lindo, já sentado, sem apoio de nada! Mas atenção, é preciso não haver muitos brinquedos à sua volta porque senão, fica maluco a querer apanhar tudo e atira-se de montão ;)

Sei que há bebés que pelos 6/7 meses já se seguram muito bem sózinhos mas o Gabriel parece ainda um Zé Sempre em Pé, aos tombos...





Nesta foto, podemos observar os meus dois amores na brincadeira! Ficam tão lindos os dois! Correcção: Eles são lindos!

20 outubro, 2008

FDS

Acho que tive um fim de semana... no verdadeiro sentido da palavra.
Há 7 meses que não ía ao cinema... e continuo a estar, não entrámos porque a sessão já estava esgotada e não gostámos de mais nenhum... Mas deixámos finalmente o baby com a avó e lá fomos nós... deu para dar um giro só nós os dois... passear, ver montras, comprar cadeirinha do auto para o baby, comprar roupinha gira para o baby e ainda um brinquedo... claro, que o baby não foi connosco mas foi como se fosse pois as compras foram todas para ele.
Cá a je ainda andou a espreitar qualquer coisinha para si, mas estas lojas estão malucas... as blusinhas todas de manga curta e depois casacos para vestir por cima... com este tempo maluco se calhar eles é que tem razão e não eu!
No Domingo, fomos lanchar a casa so tio-padrinho, e passar um bocado na conversa! Muito bom!
O anjinho Gabriel presenteou-nos, logo pela manhã, com uma conversa cheia de sílabas, como até aqui ainda não tinha feito... era só bá-bá e vá-vá... Que lindo!
De volta a escola, já nem me lembrava que vão começar as avaliações intercalares, e que tenho de tratar de fazer os meus objectivos... uf, tanta coisa!

15 outubro, 2008

13 outubro, 2008

Num instantinho... à pressa...

A correr, a correr, venho dizer-vos que desta vez quem trocou as voltas ao meu fim de semana foi o baby... lol
Na noite de Sexta-feira para Sábado, vomitou três vezes... tive que lhe trocar a roupa dele e a de cama... 3 vezes... não estão bem a ver... depois de manhã, pensava eu que tudo se regularizava, qual quê?... bebeu o biberon todo e voltou a vomitá-lo de seguida... Conclusão: fomos às urgências...
Lá nos disseram que devia ser da falta de ar, pois continua entupido, tomou um medicamento durante 24h para hidratar e acalmar o estômago e neste momento ja está melhor.
A parte pior, é que ele comia muito bem, tudo, e agora rejeita a sopa. À primeira colherada, começa a puxar o vómito :( A doutora também disse que podia ser dos dentes pois os dois ratinhos de cima estão ali a rebentar e não há meio de se despacharem...
A sopa temos ido enganando com a fruta ou com a chucha... tomara que seja passageiro pois não há coisa melhor que um bébé que come bem!
Nem tudo são tristezas, e as alegrias continuam a surgir... o Gabriel cada vez percebe mais as brincadeiras. Às vezes tapo-lhe a cara com uma fraldinha e depois tiro-lha e faço "cucu" e ele farta-se de rir... agora já é ele que tapa a cara sózinho e depois destapa e fica à espera que façamos o "cucu"... DEMAIS!

08 outubro, 2008

Em relação ao fim de semana... ao passeio a dois... esqueçam... não foi possível...
Está difícil cuidar de nós e acho que só eu é que sou dessa opinião... ainda ontem fiquei tão aborrecida porque resolveu melgar-me em relação à constipação do G, e porque acha que ele deve ser visto pela pediatra, e enfim, outras coisas mais... às vezes ainda é mais galinha que eu... só que desnecessariamente e fora de contexto...

Mas mudando de assunto, que este há-de resolver-se com o tempo, o babyGabriel, está o máximo:

- percebe a brincadeira do cucu, trás, trás, e farta-se de rir,

- conhece a canção do "Atirei o pau ao gato", e quando eu começo a cantar ele começa logo a rir,

- adoro vê-lo distraído com uma côdea de pão ou uma bolacha maria, a única coisa que ele rejeitou até agora foi a papaia, pudera estes frutos são docinhos é no país de origem e para isso o G vai ter que crescer ainda mais um bocadinho,
- continua com baixo peso, já passou do P25 para o P10, mas come bem, e é cheio de energia, por isso não me vou martirizar com o assunto,
- é muito simpático e ri para toda a gente, basta dizerem-lhe "Olá, bébé!"

É uma riqueza enorme. A minha vida mudou radicalmente, descanso menos, trabalho mais, mas não me consigo queixar e estou sempre a ver quando chega a hora de o ir buscar ou a olhar para o relógio para ver quando são horas de ir para casa, pois tenho lá os meus dois amores à minha espera.

02 outubro, 2008

De volta...






... está a constipação do meu Gabriel.


Esteve constipado na semana passada e ainda não passou. O pior é que agora está mais entupido novamente.
Já telefonei à pediatra. Vou voltar a dar a Sinefrina, mais 3 ou 4 dias, fazer aerossol com soro, duas vezes por dia, e soro sempre que necessário.
Malandra, que está já a aborrecer! Esta noite o meu baby acordou a chorar porque não era capaz de respirar como deve ser.

Este fim de semana há cá no concelho uma feira artesanal gira, com muitas barraquinhas e divertimentos. A ver se deixo o G umas horinhas com a avó, e eu e o meu mais que tudo vamos passear um pouco e espairecer... acho que estamos a precisar. Isto de criar um bébé não é nada fácil e temos descuidado um pouquinho de nós dois enquanto casal. E não pode ser, não é?
Se nós estivermos bem o nosso anjinho estará melhor ainda.

25 setembro, 2008

Muito Atarefada!

É como eu ando. Mas eu já sabia que ser mãe, professora, dona de casa e mulher, tudo ao mesmo tempo é difícil e pior ainda... requer muito tempo. ;)

Comecei as aulas. As turmas não me parecem más... poucos repetentes embora alguns casos de dificuldade de aprendizagem. A ver vamos, que ainda é cedo para fazer diagnósticos.

Falando nisso, vou começar com a avaliação diagnóstica e já sei que vou ter de andar rápido senão atraso-me em relação aos meus colegas que começaram uma semana primeiro que eu.

O Gabriel continua bem na creche mas ainda não gosta nada de ouvir os outros chorar... e chora também. Hoje custou um pouco lá deixá-lo porque os outros estavam todos a chorar... e ele ía tão bem disposto... fugi logo para não o ver fazer beicinho :(

20 setembro, 2008

A creche!

Venho contar-vos que a adaptação à creche está a correr bem.
No primeiro dia não conseguiu adormecer mas nos outros dias já dormiu bem. Tem almoçado bem também mas isso eu já estava à espera. Acho que as auxiliares já sabem como é que ele gosta de dormir e ele já está a aprender que lá porque os outros bebés choram ele não precisa de lhes seguir o exemplo.
Ao 3º dia foi o bébé que se portou melhor o que deixou a mãe cheia de orgulho e mais descansada para poder retomar a sua vida profissional.
Na 6ª feira ficou em casa comigo pois constipou-se e assim não tive coragem de o ir lá pôr, se trabalhasse não teria outro remédio mas assim... e na 2ª feira também não vai pois vai à vacina, é o dia que faz 6 meses, e é o último dia que posso ficar com ele, então vai ficar em casa a receber os miminhos da mamã.
Já agora, alguem sabe se é possível nascerem mais de dois dentes em baixo sem antes nasceram os dois incisivos de cima? É porque estou cá desconfiada...

16 setembro, 2008

Falta-me um bocadinho... assim... assim de 66 cm...
Fui pô-lo na creche e ando aqui por casa a fazer a sopinha dele e outras coisas à espera que o tempo passe para o ir buscar. Ficou bem, foi logo para o colo de uma auxiliar, pois ele é um bébé muito simpático e não estranha ninguem. Ficou lá a brincar no tapete ao lado de outros tantos bébés, já a fazer novas amizades... a mãe é que está aqui no sofrimento...

Eu quando lia que os bébés caiam da cama abaixo, sempre pensei que fosse uma coisa daquelas que só acontece aos outros e que seria impossivel a mim, pois sou muito cuidadosa. Devia morder a língua... no Dommingo o meu bébé, que dormia a soneca em cima da minha cama, acordou, não chamou, pôs-se a rebolar por ali fora, até que lhe faltou a cama por baixo e caiu... A sorte é que o meu marido ainda o viu cair quando chegou à porta do quarto e sabemos que teve sorte... caiu primeiro de cú, amotecendo a queda com a fralda e só depois é que cai para trás com a cabeça, mas coitadinho, chorou desalmadamente com o susto.

Acabaram-se as sestas na cama dos papás!

13 setembro, 2008

Nem bom, nem mau...

Pois é como eu defino o meu horário...
Apesar de ter pedido para não me darem tempos ao fim da tarde... deram-me dois dias com tempos ao final do dia, a sair às 18h 30min... não dá nada jeito pois a intenção é que o meu bébé esteja o menos tempo possível na escolinha.
Assim, há três dias que só vai às 9h 30min porque o meu horário dá para isso e os outros dois vai com o pai às 8h 15min. Nestes dias o pior é prepará-lo para ir tão cedo... é que agora não costuma acordar antes das 7h 30min e então vai ser complicado... acho que a solução será vesti-lo e depois bebe o biberon quando chegar à escolinha.
Estes primeiros dias vão ser um reboliço, estou mesmo a ver, a preparar o G de manhã, a organizar a rotina cá em casa, e a preparar o início do ano lectivo, ai, ai... Que trabalheira! Já sem contar que o meu pensamento vai estar sempre nele, a pensar o que estará ele a fazer e se estará bem ou não.

11 setembro, 2008

11 de Setembro

Quem não se lembra do atentado nas Torres Gémeas?
Foi um mau dia para a Humanidade mas para mim será sempre uma dupla tristeza. Foi um dos piores dias da minha vida.
A 11 de Setembro de 2007 tive a ameaça de aborto e ía perdendo o sonho que até hoje me custou mais a alcançar... o meu anjinho.

06 setembro, 2008

Big Day!

Ontem foi um big day! De manhã fomos a uma entrevista na creche e de tarde fomos à pediatra.
Na creche: Correu tudo bem, gostei da educadora responsável, é pena que depois não é ela que vai estar na sala mas sim duas auxiliares. De qualquer forma a entrevista serviu para dar informações acerca do Gabriel e dos seus hábitos, para eu esclarecer as minhas dúvidas e para me informarem acerca do material necessário a levar.
O Gabriel é um bébé que fica bem com qualquer pessoa, que se distrai facilmente, que come bem apesar de não ser muito comilão, o meu maior medo é mesmo quando chegar a hora de dormir. Ele está habituado a adormecer comigo ao pé, a segurar-lhe a chucha e a fazer uma festinha até adormecer, ora lá não vai ter esses mimos todos e por isso vai passar um mau bocado e é isso que me está a deixar mais angustiada. A educadora disse-me que no princípio fazem todos estes mimos a que vêm habituados mas que depois com o tempo vão acostumando-os a adormecerem sózinhos, pois eles são 8 bébés para 2 auxiliares e portanto de outra forma não seria possível. Que dor!

Na pediatra: A doutora disse que ele está muito bem. Coisa que eu já sabia, não é? É um bébé saudável, risonho e de bom trato. O único senão é o problema dos eczemas que continuam mas vamos mudar a medicação e esperar que melhore. Já tenta gatinhar quando está de bruços, já tenta passar os objectos de uma mão para outra embora nem sempre seja bem sucedido, em peso continua no P25 mas em altura está quase no P75 (para crescer em comprimento não dá para crescer em largura, não é? ;) ), fica uma fofura quando se põe a dormir de lado...
Aos 6 meses vamos mudar a alimentação radicalmente. Passa a comer duas vezes sopa (uma delas com carne de borrego), introduz a nabiça e a hortaliça, introduz a banana e a papaia, muda para o leite de transição, e passa a comer a papa (com gluten) ao lanche. Posso também dar-lhe uma côdea de pão ou uma bolachinha para ele se ir entretendo (a afiar os dois ratinhos, digo eu).

01 setembro, 2008

Colocada!!!!

Colocada a 10/15 min de casa, nada mau, hã?
Já lá fui dizer que ainda estou de férias e relembrar que tenho direito à redução por amamentação. A primeira impressão não foi má, agora vamos lá ver se o papelinho que lá ficou escrito a pedir para as horas serem retiradas no final do dia, não vai ficar esquecido em cima de uma secretária.

E para o primeiro ratinho não ficar sózinho, já lá vem o colega do lado. ;)
Por agora, tirando umas pequenas rabujices de vez em quando, e uns ataques de levar tudo à boca, não tem havido problema de maior.
Já fui à farmácia, venderam-me o Bucagel para aliviar nos piores momentos.
Quanto à minha desilusão, digo-vos que já não estou tão aborrecida, também não podia ficar assim eternamente, não é?
Mas estão a ver a pintura de um carro novinho em folha? Muito bonita e brilhante? Pois é, só que agora quando nos aproximamos e observamos atentamente, reparamos que já lá tem um risco... e que afinal não é tão bonita quanto aparentava...

29 agosto, 2008

Confirma-se

Confirma-se que o primeiro ratinho vem aí, aliás já cá está!
Aos 5 meses! E vem afiadinho que eu já comprovei!
Continua a gostar muito da sua sopinha e papinha, já da fruta não posso dizer a mesma coisa... :(

Hoje estou um pouco angustiada com a espera da saída das listas de colocação dos professores contratados e para ajudar à festa uma desilusão daquelas que marcam bem os nossos sentimentos.

Estou... nem sei que adjectivo usar...

20 agosto, 2008

Quase de volta!

Pois, quase de volta...
Tivemos umas férias diferentes e agora andamos nos preparativos do casamento do tio-padrinho do G.
Fomos há praia, obviamente que o G só teve autorização para ir uns bocadinhos. Mas foi engraçado porque quando chegava lá a dormir, dormia o tempo todo que lá estava e quando chegava acordado não conseguia adormecer com a excitação do local.
Molhou os pézinhos na água e adorou...

Entretanto já começou a comer sopa ao almoço: Base: batata, cebola e cenoura ou abóbora

Legumes: alho francês, chuchu, nabo, etc (um deles)

Alface ou Agrião
A experiência está a ser boa. Ele come muito bem a sopa. Com a papa a mesma coisa, abre a boca assim que vê a colher e se tiver com muita, muita fome, chora até começar a ter o estomâgo mais confortado.
Estamos a começar agora com a fruta, e parece-me que vai ser a mais complicada. Não que ele não goste do sabor mas por mais que a desfaça, crua ou cozida, sente sempre uns bocadinhos e faz caretas. mas também vai para baixo, com a ajuda de uma colherzinha de sopa para ajudar a empurrar.

Quanto aos pais, esses sempre deram uns passeios até à praia, de manhã, enquanto o bebe ficava a cargo da avó. Não deu para bronzear grande coisa mas deu para espairecer!

Uma notícia menos boa, é que já acabei a licença de maternidade e comecei as férias. Passa num instante e qualquer dia já estou a ir levar o meu bebé para a creche ;(

Também no saco das menos boas, está o facto de continuar à espera de saber qual a escola onde estarei para o ano.

P.S. O Gabriel tem o que parece ser uma afta na gengive de baixo no lugar de um incisivo... será que vem aí o primeiro dentinho?

25 julho, 2008

Férias!!!!!!!!!!!!


Estamos de férias e por isso este blog vai andando a ritmo de caracol.

Prometemos actualizações quando voltarmos!

Até lá, fiquem com esta foto do meu anjinho, que quando o coloco na cama, em posição normal, ele apoia os pés nas laterais e dá uma volta de 360º. Esta é uma das suas brincadeiras preferidas actuais.

17 julho, 2008

Só pra reclamar...

Estou a desesperar............................


Estou a tentar manifestar a minha preferência de escolas para o concurso 2008/2009 e não consigo........................ Está sempre indisponível!
Acho que hoje vou fazer noitada para ver se de noite não há ninguem a concorrer e eu consigo despachar o assunto.

Já agora aproveito para mostrar a minha indignação pelo grau de dificuldade das provas de Aferição e restantes exames de Matemática. Que papel bonito o da Sr. Dona Ministra de Educação que agora quer fazer um brilharete com os resultados... quer ela fazer entender que montou uma reforma esplendorosa, fez os malandros dos professores trabalhar e agora os resultados subiram...
Alguem, por favor, que lhe explique que as reformas, quando bem feitas, só tem resultados válidos ao fim de alguns anos e não em meia dúzia de meses. Que fraude!

11 julho, 2008

Consulta aos 3 meses e meio

Era para ser aos 4 meses mas como vamos de férias fomos já à pediatra.

Andava preocupada com o peso do "peiditos" (alcunha do Gabriel cá por casa, adivinhem lá porquê...). É que durante 15 dias só aumentou 110g e esta semana só aumentou 40g. Mas ao que parece está tudo bem, ele tem boa vitalidade, está com umas boas bochechas, não tem ar de doente, é calmo na maior parte do tempo por isso não há razão para preocupar. No início de vida estava no P50 e agora vai passar a estar no P25, eu preferia que mantivesse é claro mas isto não quer dizer que ele tenha algum problema de saúde. Até combinei com a médica que a partir de agora vou só pesar de mês a mês para ver se não me preocupo desnecessariamente.

Deu uns belos sorrisos para a médica mas quando ela o agarrou para lhe ver os ouvidos ele começou a chorar. E deixem-me explicar-vos que o meu bebé não é chorão mas quando chora... chora. A médica disse que ele chora como um bebé de um ano, eheheheh...

Em conversa com a médica disse-lhe que ele já agarrava os pés, ao que ela se surpreendeu, pois isso é habilidade só lá para os 5 meses... Cá fica uma foto para os que duvidarem (ok, nesta não estão agarrados mas é que ainda não consegui acertar com o momento em que ele os agarra...)

Estamos quase de férias, a pediatra não se opos a umas incursões à praia desde que a horas decentes e bem protegido.

De resto, está bem e recomenda-se e portanto daqui por 15 dias começamos as aventuras da sopa. Ai, ai,... vai dar para escrever um livro!

07 julho, 2008

Fresquinhos!

A minha casa é um forno de Verão. Tenho de ter sempre o cuidado de baixar os estores da sala, do escritório e do meu quarto que ficam um forninho nesta altura. Então, a pensar no meu bebé, fomos comprar um ar condicionado, de forma a poder refrescar ligeiramente a sala e a enfiar-me depois, lá dentro com ele ;)

A compra foi boa, mas agora falta vir o calor... É que na zona onde eu moro, tem feito uma ventania, que chega a estar frio... e esta, hein?

Um desabafo... embora não me queixasse, até porque já não me sinto tão cansada desde que o Gabriel começou a fazer os sonos maiores à noite, não andava com a auto-estima lá em cima, onde ela deveria estar...

Com isto de ser mãe, 24h por dia, é difícil ser mulher tal como gostamos. A falta de tempo para olharmos para nós e cuidarmo-nos é surpreendente. É obvio, que eu adoro, amo, venero, as 24h que cuido do meu filho mas já andava a precisar de me dar a mim própria uns miminhos.

Assim, já tratei de ir cortar o cabelo, fazer a depilação, comprar mais dois pares de calças porque as minhas não há meio de voltarem a servir, já larguei o raio dos soutiens de amamentação, que diga-se de passagem já não os suportava e até comprei uns vernizes novos para andar mais arranjadinha... E sabem? Já me sinto bem melhor!

29 junho, 2008

Está demais...

... se está!
Parece que todos os dias aprende a fazer uma gracinha nova. Acho que não me devia surpreender com isso pois nesta fase os bébés evoluem muito rapidamente mas não consigo deixar de pensar que ele é o máximo e sentir-me muito babada e orgulhosa.

O Gabriel normalmente adormece antes da meia-noite e só volta acordar às 5h/6h para mamar e volta logo a adormecer e a dormir até lá para as 10h. Hoje até dormiu desde as 11h até às 7,30h mas isto é um brinde que ele me dá apenas de vez em quando. Depois durante o dia fica muito desperto e dorme apenas umas sestinhas de 1/2h a 1h entre cada refeição.
É muito simpático e sorridente, basta qualquer um chegar-se ao pé dele e meter-se com ele que ele brinda-nos logo com um sorriso de orelha a orelha. Só às vezes fica mais resmungão quando se aproxima da hora da refeição e já tem fome.
Neste momento, vou alternando o peito com a mama. Ele andava a ficar irritado, pois o peito já não chegava e depois quando mudava para o biberon irritava-se porque queria a mama e já não bebia nada de jeito. Então, por decisão minha, achei melhor começar a alternar, o peito fica com mais tempo para encher, e ele fica mais satisfeito. Penso que o aleitamento está no fim :(
Adora o banho, farta-se de sorrir assim que sente a água nos pézinhos...
Ontem, fui dar com ele virado de lado. Fiquei de boca aberta... a partir de agora já não o posso deixar no sofá sem vigilância.
Descobriu que tem pés e andava já há uns tempos a tentar agarrá-los sozinho... pois também já consegue. Adoro vê-lo agarrado a eles, com o corpo todo enroladinho. E aora, quando lhe calço os ténis fica muito sério a olhar para eles... deve ficar a pensar " então para onde foram os meus presuntinhos? "
Quando o sento ao meu colo, amparando-lhe devidamente as costas e a cabeça, fica a prestar muita atenção a tudo. A cabeça dele parece uma ventoinha a ver se não lhe escapa nada, principalmente o que se passa na televisão...
Já agarra tudo o que lhe apetece, na maioria das vezes, com o intuito de levar para a boca. Até as nossas mãos ele quer levar para a boca, se deixarmos...
Já selecciona os brinquedos que gosta... ou seja, não são todos que ele quer apanhar. E portanto, eu vou-lhe oferecendo os bonecos (que são muitos) à vez, para perceber quais são os que ele mais gosta e com que mais se entretem.
O outro dia experimentei colocá-lo no tapete de actividades da Fisher Price que lhe ofereceram e ele gostou... a música só toca quando ele bate nos bonecos e então ele fica muito atento aquilo tudo.
Quando está deitado no ovinho e eu coloco as mãos de forma a tirá-lo de lá, ele já se inclina para a frente pois já sabe que é para sair dali.

Bom, não vos aborreço mais com as minhas descrições, mas é como vos digo, estou muito babada o que hei-de fazer...

24 junho, 2008

Há 1 ano atrás escrevia assim...

Bom, o Gabriel tem 3 meses e a gravidez foram 9 meses, logo é fazer as contas....
Há um ano atrás as perspectivas não eram boas, se com as IIU não íamos lá que diria ao natural, mas como desistir não estava ainda nos nossos planos, lá fizemos a nossa parte e fomos em seguida de férias, sem pensar mais no assunto:

29 Junho, 2007

Ao natural...
... é como vai ser a IIU este mês.Fiz hoje a eco e não sei como e a médica também não mas um dos folículos cresceu de 10 para 21mm.Ou seja, provavelmente vou ovular hoje.Levei logo o Pregnyl no Hospital e a partir de 3ª feira ponho o Utrogestan na mesma. Devia ficar triste porque sei que assim fica tudo mais complicado, mas a médica disse-me que nunca se sabe se os bichinhos não passam para o lado de lá, e eu já decidi que não me vou chatear com nada disto. Não vale a pena! Não quero cabelos brancos por isto.Quando a médica viu o resultado da eco e arregalou os olhos e perguntou como era possível eu respondi-lhe (em pensamento) que deve ter sido o outro médico que me fez a eco e era um estagiário que não deve ter visto como deve ser ou medido como deve ser. Não vale a pena pensar muito nisso.Trouxe receita de Gonal F para a próxima IIU que deve calhar em Agosto mas como aqui há tempos disse, independentemente do resultado este mês de Julho é para esquecer e aproveitar o Sol e a praia, ou acham que eu vou para CUBA para ir martirizar-me com este assunto?

20 junho, 2008

Peso

5 660g já cá cantam!
Estou a crescer bué! E estou um gajo bem giro com as t-shirts que a minha mãe me veste!

17 junho, 2008

Que dor!


Já não tinha uma dor de dentes há anos... e agora cá está ela!

Já não me recordava como pode uma dor de dentes ser tão má... faz-me doer quase todos os dentes da boca e o ouvido também.

Sim... já fui ao dentista, tenho uma infecção na raiz. Já estou a tomar antibiótico que ainda não está a fazer efeito e até lá Ben-u-ron e Ipobrufeno intercalados. O pior é que não fazem efeito nenhum e eu estou a dar em doida... e também não posso tomar analgésicos mais fortes por causa do aleitamento.

Passei a noite sentada no sofá! Se isto não passa, mando o aleitamento às urtigas...

05 junho, 2008

Fomos à Pediatra!


E viemos de lá muito satisfeitos.

Com dois meses e meio já faz todas as gracinhas que deveria fazer aos três meses, tais como: mama no lábio inferior, leva à boca tudo o que apanha (inclusivé a nossa mão), descobriu a TV, dá sorrisos de orelha a orelha e tenta dar gargalhadas, faz muitos sons diferentes.

Está a desenvolver bem, mede 60cm e pesa 5 260g. (A prova disso é que ainda hoje fui vestir-lhe umas calças que usava com dobra na perna e para meu espanto já não é necessário fazer a dobrinha...)

Vai começar a beber água, vamos lá ver se ele gosta dela... eu depois conto...


O único senão é que tem eczema nos bracinhos, está com uma pele muito sensível o meu principe, e portanto vamos deixar a Mustela e passar para D'Aveia. O intuito é tentar encontrar dois produtos que a pele dele tolere e depois usar alternadamente.


Quando voltarmos à pediatra, com três meses e meio, já iremos falar de sopas. Meu Deus, como o meu filho está a crescer num instante... Estou a aproveitar todos os segundos com ele e parecem-me sempre poucos. Não tarda nada está a licença de Maternidade no fim e aí nem quero pensar que vou ter de passar o dia sem ele. Sei que vos pode parecer cedo estar a falar já deste assunto mas conhecendo-me sei que me tenho que ir mentalizando desde já pois vai-me custar muito.

28 maio, 2008

Só 2 coisinhas...

- Quando a minga mãe não tem paciência para me segurar a chucha resolvo bem o problema... vai a mão toda lá para dentro que é bem gostosa!

1º Assunto: Noites


Acho que o meu peito está a produzir cada vez menos leite... fico triste mas fiz o que pude...

Só eu sei o que passei no início para começar a amamentar... mas insisti porque achei que era o mais saudável para o meu bébé. Mas também sei que ele vai ser saudável na mesma com o leite de biberão e portanto não posso martirizar-me... No meio disto tudo até há um lado bem positivo: já começou a fazer noites mais longas. Ai, o que eu odiava as noites... ter de dormir uma ou duas horas de cada vez apenas!

Ainda ontem à noite mamou às 8h 30min e só voltou a mamar às 4h... eu até acordei sobressaltada a pensar que tinha adormecido e me esquecido dele... como se ele permitisse uma coisa dessas ;) Na maioria das noites tem feito um dos sonos com 5h, o que já é muito bom, uma vez que era o que me estava a custar mais em toda a Maternidade.

Agora só falta eu conseguir explicar-lhe que o sono maior é para ser feito da meia-noite em diante e não antes.


2º Assunto: Vacinas


Ía bem cheinha de medo pois ainda tenho bem presente o que ele passou quando esteve internado e lhe tiravam sangue ou quando mudavam o catéter mas ele até se portou benzinho. É claro que chorou mas bem menos... nada que o colinho não resolvesse logo. Para além das obrigatórias ainda decidi dar-lhe a RotaTeq pois ele vai para á creche e então espero que seja uma boa prevenção, senão acho que o poupava de mais essa judiaria e a Prevenar será para o próximo mês mas essa até a pediatra disse que me obrigava a dá-la.

Já não bastasse vê-lo a levar as vacinas ainda há a questão dos euros... bolas, que são caras!

23 maio, 2008

2 Meses

Olá!
É só para dizer que estou muito feliz! O meu bébé fez ontem 2 meses e já está a aumentar o peso normalmente.
Ou seja, está com 5 o60kg. Aumentou 260g nesta semana que começou com o suplemento.
Está um menino muito bem comportado, que raramente chora, a não ser que eu me demore a dar-lhe a maminha...
Gosta da chucha para adormecer, o que faz com que a mãe esteja de dedo esticado até ele realmente adormecer uma vez que ainda não a segura sózinho. E se por acaso não tem chucha, resolve bem a questão... põe a mão na boca e chucha nela. Pois é, é sinal que já começa a tentar coordenar aqueles membros malucos que mais parecem umas ventoinhas a dar a dar.
De noite também dorme bem, já vai alongando o sono e fazendo frequentemente 5h entre uma refeição e outra. A mãe é que gostaria que ele adormecesse logo a seguir a mamar mas ele gosta de estar ali uma horinha a olhar... para mim é muito difícil aguentar as noites mas já arranjei uma solução... com uma mão seguro a chucha e com a outra jogo Sudoku para me entreter e não vir o sono. E também já me lembrei em ligar o portátil para me distrair... é que senão adormeço eu primeiro que ele.

21 maio, 2008

Suplemento - Continuação

A pediatria é um mundo... tanta coisa para aprender, tanto para saber e depois aplicar nos nossos bébés...
Não se pode saber tudo é certo, e depois quem é mãe de primeira viagem ainda mais tem para aprender...
Quanto ao suplemento, acabei por comprar outra marca diferente para experimentar, agora já acho que o problema não era não gostar mas sim uma fase de habituação que demora um pouco... no entanto ficámos com duas latas de leite... que daqui a 4 semanas, mesmo que ainda tenham muito, irão para o lixo uma vez que é a validade delas...
Falei novamente com a médica e posso deixá-lo mamar um pouco mais e oferecer-lhe depois o biberon, o qual já aceita melhor. Umas vezes bebe tudo (60ml) outras nada mas também é normal... será conforme o seu apetite. A mãe é que pensava que ele tinha sempre de beber tudo até ao fim e já andava stressar.
A pediatra também me podia ter logo dito que ele iria passar a evacuar menos. Ora, ele sujava praticamente uma fralda a cada 3h e de repente passou a fazer uma vez por dia, já eu também achava que o meu filho iria rebentar de tanto comer e nada evacuar e afinal é normal.

Alguem tem um livro de instruções a mais, que me empreste?

17 maio, 2008

Suplemento



Sexta-feira foi dia de pesagem. Mas à diferença das outras semanas, em que aumentava 250/300g, aumentou apenas 130g em 10 dias.
Ora a mãe, que pesou duas vezes seguidas para ter a certeza que a balança não estaria a dar erro, e que esperava que esta semana fosse já alem dos 5kg, foi logo ligar à pediatra para saber a opinião dela. Ela entendeu ser pouco e que o Gabriel deveria começar a tomar suplemento, para tristeza da mãe, pois o seu leite já não é suficiente para o seu bébé.


Agora, a trabalheira ainda é um pouco maior, porque dou a mama, até 1/4h, e depois o biberon. Mais logística cá em casa... o esterilizador trabalha agora várias vezes ao dia, ferve-se água mais frequentemente (mas já sei que há uma engarrafada que não é necessário, ainda não sei é qual é a marca), e ainda existe um aquecedor de biberons que me ofereceram e está pronto a ser estreado...


Quanto ao meu bébé... enfim... gosta tanto da sua maminha que não aprovou o leite que a mãe lhe comprou. Estou a dar-lhe primeiro o suplemento e só depois a mama, pois só assim o engano. Como tem fome ao início, marcha tudo mas se lhe der primeiro a mama depois já não quer o suplemento... está sabichão o meu pequeno!


12 maio, 2008

Pézinho, pézão!

Tal como a Bunny me pediu... cá estão os pézinhos do meu lindo. Pézinhos é ser boazinha porque apesar de pequenos são na verdade de bom tamanho para um bébé com a idade dele, o que deixa adivinhar uma bela "patinha" no futuro...

Por cá tudo sobre rodas... já vamos fazendo uns passeiozinhos... para arejarmos um pouco.
Hoje fomos a casa da avó, almoçar, e foi no marsúpio. Ele até gosta bastante de lá ir, vai à vontade, esticadinho, a olhar a paisagem e a gozar o balanço. A mãe é que ainda é um pouco naba a colocá-lo lá dentro mas com o tempo ganha-se o jeito.

Quanto à nossa rotina... bom... não existe... ele é que faz os horários conforme a fome e o sono que tem. ;)

07 maio, 2008

Válida

Pois é, a minha candidatura a professora contratada para o próximo ano lectivo já está válida.
Com tudo isto quase que me esquecia de concorrer o que não dava jeito nenhum... Em Setembro, por muito que custe deixar o meu anjinho, lá terei de voltar à escola. Esperemos que eu ainda me lembre de como é dar aulas... é que com gravidez e licença de maternidade vai passar um ano sem bolir... há que chular o Estado! (brincadeirinha)
Por cá, está tudo mais tranquilo...
Estamos a mandar a constipação embora, fomos à pediatra e já mede 57cm e pesa 4 700kg.
A roupa dele está a deixar de servir a passos largos. A ver se compro mais uns babygrows de algodão para este tempo mais moderado e um blusão de ganga "à men" porque os casacos que tem já estão muito justos ;)
Os seus hábitos vão mudando dia para dia, é uma constante mudança... De dia, já adormece sozinho, sem precisar do embalo da mãe (as minhas costas agradecem) e de noite, voltou a controlar os soninhos que vinham malucos lá do hospital, até vos digo aqui, muito baixinho para ele não ouvir e não me trocar as voltas, que já por 3 noites faz um sono maior de 4h 30 a 5h seguidas... ;)
P.S- Freebrowny... manda-me convite pois eu não consigo aceder ao teu blog, amiga!

04 maio, 2008

Continuamos doentes...

O malfadado vírus já foi embora, pelo menos acreditamos nisso.
Mas como ainda não estamos em maré de sorte e como eu me constipei no hospital, passei-lhe a constipação.
Ou seja, desde Sábado de madrugada que tem o nariz entupido... até espirra e tosse... lá andamos nós em aventuras outra vez... ele é vapores de água e aerosol, cabeira da cama levantada, mamar de de 2 em 2h porque mama pouco de estar entupido, carradas de soro ficiológico, pingos para o nariz e uso do Narhinel (aspirador de nariz)... mas tudo isto está a ajudar e o passeio planeado para este fim de semana há-de acontecer mais dia menos dia.
O que é verdade é que estou a ficar calejada rapidamente contra as doenças e a ficar mais tranquila com estes incidentes todos.

E o mais importante é que hoje é DIA DA MÃE.

01 maio, 2008

A bonança foi enganadora!

Por certo estranharam a minha ausência... mesmo com um bébé pequeno não consigo ficar tanto tempo longe do meu blog!

No dia 23 de Abril o meu bébé começou a fazer febre alta... 38,8ºC... e foi internado dia 24 de Abril. Tivemos uma semana no hospital porque os valores do sangue estavam alterados indicando uma infecção viral. Onde esteve alojado o vírus não se sabe e neste momento ele está quase curado e não vou chegar a saber. Mas digo-vos que foi uma experiência horrível. Saber que o meu bébé de um mês ía ficar internado a levar dois antibióticos diferentes... sem palavras. Tão pequeno e já doentinho.

No início, só dizia mal à minha vida, a pensar que tenho de ir à bruxa... não é normal tanto azar junto... não conseguir engravidar, depois ficar a gravidez toda em casa e agora o meu pequeno internado... é demais! Mas depois comecei a pensar que estava a ser parva... e estava... porque o mais importante eu tinha comigo.

No final da estadia do hospital fui-me novamente abaixo mas porque o Gabriel desregulou o sono e a mama completamente. Penso que foi de ser constantemente perturbado com a toma do antibiotico intravenosa, e picado para tirar sangue e coisas do tipo... Ele deixou de dormir mais do que uma hora seguida e estavamos os dois a precisar de dormir. E passou a querer mamar de hora a hora. Maldito hospital.

Agora em casa estamos a tentar voltar ao normal... embora com dificuldades porque ele não consegue adormecer...

Em suma, parece que estamos no bom caminho, ele está a curar-se e espero que a regular os horários dele.

P.S- O cadeirão do hospital é uma péssima cama mas pelo meu filho... aguento tudo.
Erica, diz-me qual é a morada do teu blog... que eu perdi-a.

23 abril, 2008

Depois da tempestade... a bonança!

O meu bébé já passou uma bela noite e de manhã dormiu 5 horinhas seguidinhas... Adivinhem o que a mãe dele aproveitou para fazer... o mesmo que o filho, claro! Estava de rastos!
A seguir pensei que quisesse ficar acordado na espreguiçadeira mas qual quê. Adormeceu lá sózinho sem dizer nada a ninguem. Está a ficar independente do colinho da mãe... e está a resultar o esforço em ensiná-lo aos poucos a adormecer sózinho. Apesar de que, por vezes, apetece-me apanhá-lo e dar-lhe muitos mimos! Mas tenho de o fazer nas alturas certas e não quando ele está a adormecer.
Ontem pesei-me... UI! Que desgosto! Estou com 58,7kg. Quando engravidei pesava 53,5kg e já estava com um pouquinho de peso a mais pois o meu peso é à volta dos 51kg...
Será que isto vai ao sítio? Duvido! Dizem que amamentar ajuda a voltar ao normal mas por enquanto não vejo como, estou sempre esfomeada. Até de noite, como me levanto várias vezes, tenho que trincar qualquer coisinha. Sinceramente, como mais agora do que quando estava grávida... assim como voltarei ao normal.
As minhas calças ainda não me servem e por isso tenho usado a roupa de grávida mais pequena que tenho... mas não digam a ninguem pois isto é uma vergonha!
Ah! E para ajudar à festa já decidi que o bolo que vou fazer amanhã é.... Bolo Podre. Conhecem? É de azeite e mel... uma delícia. ;)

22 abril, 2008

1 Mês!


Muito rapidamente venho dizer que o meu anjinho faz hoje 1 mês...

Estou muito feliz!

Gostaria de poder me alongar mais mas a noite foi complicada e o dia também.... o meu bébé dormiu pouco e tem muitas dorzitas de barriga.




21 abril, 2008

Meninas!

Freebrowny
Erica
Pó de Estrelas
Bia
Faz favor de me mandarem o vosso convite para eu poder aceder aos vossos blogs porque com a mudança deixei de lhes poder aceder...

18 abril, 2008

Amanhã faz 4 semanas que fui brindada com esta alegria...
Hoje fomos pesar e já cá cantam mais 250g! Ou seja, o meu anjinho já tem 4 150g. Ena, que crescido estás! Mas eu já desconfiava pois já tive que por 3 babygrows de parte que estavam muito justos e mais uma quantidade de roupa interior. Por este andar, qualquer dia temos de ir às compras mas a ver se já compramos umas pecinhas mais frescas.
Não tenho vindo postar tanto quanto desejaria pois tenho muita coisa para partilhar. Cada dia aprendo uma coisa nova com ele e ele comigo.
Ainda ontem lhe coloquei os bonequinhos na espreguiçadeira e não é que ele ficou uma hora inteirinha a olhar para eles. Abria e fechava a boca muitas vezes parecia que os queria comer e dava muito aos braços... ai se ele os conseguisse agarrar...
Hoje também estou muito contente por outro motivo. O meu Gabriel depressa aprendeu a dormir ao meu colinho e com esta evolução de peso, depressinha vou ficar com a coluna feita num oito. Por vezes adormece rapidamente mas ao final do dia custa-lhe muito e leva muito tempo a fazê-lo... ora daqui a poucos meses vou me ver mesmo muito aflita para o adormecer e há outro problema, é que quando ele for para a creche, não terá a mesma disponibilidade de colinho que tem cá em casa pois 2 senhoras para 8 bebés não é o mesmo que 1 mãe para o seu rebento ;)
Então, com um nózinho na garganta, hoje decidi que ía começar a habituá-lo a adormecer na sua caminha. Na hora de dormir, dou-lhe 5 min de colinho só para o acalmar e depois zuca, cama com ele. Ele, claro está, abre logo o olho, e depois começou a rabujar, não era bem chorar, era parecido. Ao fim de um quarto de hora, levantei-o novamente e dei-lhe mais 5 min de colinho e zuca outra vez na cama... ainda acordado, ali ficou a abrir e a fechar os olhinhos, e eu cheia de vontade de o agarrar, até que lá adormeceu. Dormiu foi pouco tempo.
Na segunda vez, procedimento igual, mas como estava com o sono atrasado, acabou por não rabujar e adormecer lá mais depressa.
Afinal, o meu bicinho é um espertalhão! E a mãe a pensar que esta era uma missão impossível!
Sei que não está vencida mas começámos com o pé direito.
P.S- Of course, que só podia ser a Clara Sonhadora!

16 abril, 2008

Obrigada, amiga!

Este post é dedicado a uma menina sonhadora a quem pedi uma ajudinha para me alterar o aspecto do blog.

Vejam lá se adivinham quem é?

Ela é uma das minhas amigas lutadoras, que tem um projecto em mente e está a ser difícil executá-lo... como muitas de nós, não desiste e tem feito o que está ao seu alcance para o concretizar.
Ela é uma pessoa muito simpática e bem disposta... e faz-me rir com as suas peripécias lá do seu trabalho!
É boa cozinheira (nunca provei nenhum dos seus cozinhados mas pela maneira como fala deles, só pode ser).

E mais não digo, que isto já são pistas a mais...


10 abril, 2008

Está decidido... não sei é quando!

Vou mudar o título do meu blog... Sou eu assim sem ti... deixa de ter sentido uma vez que já o tenho comigo... após este tempo todo de luta, de tristeza, de esperança, de angustia, de ansiedade... enfim, eu sei que vocês sabem do que falo.
Este blog tratou do meu problema de infertilidade com pormenor mas não se cingiu a isso... quantas e quantas vezes desabafei em relação a notícias actuais, em relação à minha profissão, em suma, ao que me apeteceu.
É hora de continuar, por isso o título vai mudar embora com a mesma morada para não causar transtorno. E o template também.
Continuará a ser um blog ao sabor do vento mas provavelmente com grande incidência na maternidade. Não há volta a dar pois este é um facto marcante da minha vida, neste momento. Estou a viver a Maternidade em pleno (e com poucas horas de sono).

04 abril, 2008

14 dias de felicidade

Olá!
É muito difícil cá vir com a frequência que desejo... contar-vos cada alegria destes 14 dias.

O papá esta semana já foi trabalhar e nós sentimos muito a falta dele... não só pela falta de ajuda que ele deu a semana passada mas porque o queremos sempre ao pé de nós, a curtir esta fase tão bonita.

A mamã já vai desinchando... saiu da maternidade com uma barriga de 7 meses e agora está com uma barriga de 4 meses... já vai pondo a cinta aos poucos e a partir de amanhã vai passar a pôr todos os dias... balança é que nem vê-la... só quando o bébé fizer um mês é que vou ver se tenho coragem para me pôr em cima dela ;)

O Gabriel está muito bem! Após ter perdido mais de 100g na primeira semana, fomos hoje pesar e voilá! Não é que já pesa 3590g? (Nasceu com 3510g).
Também já se apercebeu que já não está na barriga da mãe... já teve cólicas, logo na 1ª semana, e agora toma Aero-OM, e já foi apresentado a uma constipação, mesmo sem sair de casa, mas que também já passou. Os papás ficaram logo assustados mas já aprenderam a relaxar e a não ficarem assustados por tudo e por nada.
Nota-se que está mais "crescido" o meu menino... pois já gosta de ficar acordado entre uma mamada e outra, a meio do dia. Aqui a mãe coloca-o na espreguiçadeira e ele fica lá a olhar para o que o rodeia com muita atenção e sem chorar...

28 março, 2008

Obrigada a todos...

... pelos comentários lindos que nos deixaram.

Após três tentativas consigo finalmente ler os comentários e postar...

O tempo é pouco e por isso vou tentar contar o máximo possível uma vez que não sei quando poderei cá voltar ;)

A experiência está a ser fantástica e passo horas a olhar para o meu princepezinho que não me canso... ele é uma maravilha, o milagre mais lindo que já me aconteceu na vida.

Estamos os dois bem. Eu a recuperar do parto e episiotomia e ele a adaptar-se a esta nova vida. Já se apercebeu que já não está na barriga da mãe e por isso tudo é uma novidade para ele! Às vezes gosta outras vezes nem por isso.

Atravessámos momentos dificeis nos primeiros dias: ele e eu, por causa da amamentação mas que já foram ultrapassados. Primeiro ele não sabia chuchar e depois veio a subida do leite para a qual eu não estava preparada para que fosse tão violento... pormenores para outra altura pois é um assunto que merece ser falado com mais precisão.


O Parto


Sinto-me uma sortuda pela forma como correu o parto. É realmente uma experiência violenta mas são momentos dolorosos que passam e a recordação que fica é a do meu ovinho a vir a este mundo bem e saudável.

Comecei no dia 21 de manhã com contracções que eu não sabiam que o eram... pensei ao longo de todo o dia que fossem dores musculares no baixo ventre pelo peso da barriga... podem dizer... daahhhh!

Tinha dado uma boa caminhada na noite anterior e sentia-me bem. Nesse dia à tarde estava bom tempo e decidimos ir dar outra caminhada à beira rio... sentia a dor de vez em quando mas muito suportável. Ao entardecer, começou a piorar e reparei que as dores íam e vinham mas mesmo aí não quis acreditar que chegava a hora.

Na hora do jantar, já não consegui comer, e a minha família começou a pressionar-me para ir ao hospital porque acharam que aquilo já estava a ser um pouco demais... eu ainda resisti, porque não queria lá chegar e ouvir alguem chamar-me de maricas e mandar-me para casa que ainda não estava na hora.

Mas enganei-me, no caminho as dores pioraram e às 10h da noite quando fiz internamento já tinha 3cm de dilatação... pronto confesso... eu às vezes sou um pouco teimosa!

Fiz a rotina habitual, tensão, clisteres, soro, CTG, e importantíssimo EPIDURAL. Que grande alívio nesta hora, pois aquilo já estava a ser demais.

O marido entra e tem que sair logo novamente para a médica me observar...

SURPRESA! A médica perguntou-me se já era o segundo filho ao que eu respondi que não. A médica então disse-me que perguntava isto porque já tinha a dilatação toda feita às 00h e 30 min.

A partir daqui foi um instante... transferência para a sala de partos, deram-me a hormona que faz aumentar as contracções e às 2h e 3min, para ser precisa, o meu anjinho estava cá fora.

O pai deu muito apoio e acompanhou sempre, só não assistiu ao momento em que ele saiu porque a médica teve que puxar com uma ventosa ;( A cabecita dele é grande e não passava mas foi uma forcinha mínima e em poucos segundos todo ele estava cá fora.

É possível descrever os acontecimentos mas reparo agora que não é possível descrever aquilo que sinto por ele!

22 março, 2008

Olá

Eu sou o Gabriel

Nasci hoje, dia 22 de Março de 2008, às 02.00 horas da manhã.
Os meus papás estão tão babados que não imaginam.

Mas depois a minha mamã conta como é que eu cheguei...tabém...que eu agora teno de ir fazer óó, e os meus papás também, se conseguirem eh, eh, eh.

Um beijinho a todos

Gabriel

20 março, 2008

Ida ao HSM

Hoje foi dia de ir ao Hospital mas como veêm não me quiseram lá.
A minha médica está esta semana de férias e por isso fui lá fazer o CTG da praxe.
Resultado: CTG ok com registo de várias contracções indolores, o colo do útero mantem-se igual, amolecido, permeável a 2 dedos, o meu bebé tem liquido amniótico normal. Já estava com saudades de o ver pois a última foi às 32 sem, e lá estava ele com a cabecinha lá mesmo em baixo, viradinho de costas para eu não lhe ver a cara e afinal percebi com o que é que ele me magoa as costelas... é mesmo com os pés... eu a pensar que era o tronco dele...
Fiquei aqui a pensar, que vi lá barrigas de quase 41 sem que íam ser internadas para provocar o parto e eram mais pequenas que a minha... ai,ai... e vi também uma rapariga que entrou aos ais, com contracções de minuto a minuto, que até a mim me deu vontade de dizer... ai...
Portanto a Páscoa é para passar descansada em casa, sem pensar na palavra P(arto) e prá semana é que vai mesmo ser!

18 março, 2008

32! Ena, tantos!

Pois é, 32 anitos. Estou crescidinha. Nem dei pelo dia se aproximar, sempre à espera de outro acontecimento. Mas não há como fugir...
Fico contente por fazer anos mas não sou pessoa para fazer grande festejo ou grande acontecimento do dia de hoje.
Ainda assim... aqui fica um apontamento.

16 março, 2008

12 março, 2008

Toque a sério

Hoje fui vigiar novamente o coração do meu ovinho!
Os primeiros 20 min do CTG foram para esquecer e só nos segundos 20 min é que ele resolveu dar o ar da sua graça... quanto a contrações, foram registadas duas (não que eu as sentisse)... mas já não foi mau.
Fiz o primeiro toque a sério. E digo a sério porque dói. É esquisito, porque doeu mas assim que a médica tira de lá a mãozinha deixa logo de doer. O colo do útero está mais curto e vamos lá ver se isto resulta...
Vou tentar dar uma caminhada todos os dias... pode ser que ajude.
Não será a minha médica a fazer o parto porque vai de férias e portanto se para a semana ainda andar barriguda vou ao hospital fazer o CTG ao meu ovinho... gostava de vir passar a Páscoa a casa mas não somos nós que mandamos...

09 março, 2008

38 semanas!


E nós aqui às 38 semanas!

A reportagem fotográfica é feita de 15 em 15 dias mas agora vai passar a ser de semana a semana... e se não chegar às 39 também não me importo muito ;)