Lilypie Fourth Birthday tickers

20 dezembro, 2007

Eu desejo...

FELIZ NATAL A TODOS!

1 – No jantar de Natal gosto de comer bacalhau mas não necessariamente o tradicional, com couves. Prefiro antes usar a imaginação e cozinhar outros pratos de bacalhau… Normalmente há sempre alguém que alinha na minha alternativa.

2 – Os meus doces preferidos para a sobremesa e ceia são os borrachos (espécie de filhós, e feitos em casa), as broas castelares com mel e as azevias…
3 – Adoro “abanar” as prendas que estão na árvore para tentar adivinhar o que são, mesmo que não sejam as minhas!
São para abrir à meia-noite… mas quando o meu filho nascer acho que o vou deixar abrir as prendas aos poucos para ele passar a noite divertido a brincar com elas.

4 - A árvore de Natal monta-se no dia 1 de Dezembro e desfaz-se no dia de Reis ou no fim-de-semana a seguir.

5 – Este ano vai acabar muito bem… como eu até já dificilmente imaginava… com o meu filho aqui bem aninhado a mim. Mas também me deixa um pouco triste o facto de neste Natal não ter possibilidade de estar com o meu mano, nem na noite nem no dia de Natal… espero que no próximo isto já não aconteça…

Desafio todos! :D

17 dezembro, 2007

Constipação!

Eu até me admirava se não apanhasse uma destas...
O que seria de esperar, de ao fim de 3 meses resguardada em casa, começar a pôr a ponta do pé na rua com este friozinho gelado que eu não senti aproximar-se?
Solução: chá quente com mel e sumo de limão com mel para a garaganta.

12 dezembro, 2007

2 Dias...

... foi quanto durou o meu retorno ao trabalho :(
Nem queria acreditar quando ao fim de dois dias soube que o meu colo do útero estava menos espesso do que deveria. Confirma-se que não é nada de grave mas vou deixar a escola novamente...

E eu toda contente a dizer a todas as colegas que agora estava tudo bem, que me sentia-a bem (e sinto) e vai de repente e vou chegar lá amanhã a dizer que vou ficar mais um mês em casa... e daqui a um mês logo se vê se volto ou não...
Ainda conheci os meus alunos, e apesar de saber que eram turmas complicadinhas, já estava com aquela vontade inicial de tentar ensinar qualquer coisinha...
Também conheci a colega que me estava a substituir e ficou triste por eu voltar ao trabalho, acho que agora a alegria dela vai voltar...
Oh, para mim, a pensar qual vai ser a próxima coisa que me irá acontecer!

07 dezembro, 2007

Mais Trabalhos Manuais...

E este é o último trabalho executado para o meu bébé... tenho cá um felling que foi mesmo o último...

06 dezembro, 2007

Confirmar o que já estava confirmado...

... é o que eu venho fazer...

A médica mandou-me ir trabalhar... está tudo bem com os dois... a mamã continua com um quilinho a mais mas o bebé tb está de bom tamanho e por isso não há crise...

Para festejar, o Dinis/Gabriel teve direito a uma prenda, uma banheira com suporte e fraldário, que já está montada no quarto dele... também ainda é peça única nesse quarto... e a mamã ganhou uma cinta para poder trabalhar sem dores nas costas, vamos ver se resulta?...


Estes dias até 2ª feira são dias preenchidos, a preparar tudo, aulas inclusivé, para retomarmos em grande força! (sim, já sei, mas com muito juízo...)


P.S.- Está a ser difícil decidir entre Dinis ou Gabriel... É que escolher um nome não é como escolher uma banheira ou uma mobília de quarto, que se usa durante uns tempos e depois troca-se... um nome será para ele usar toda a vida... e ficava muito feliz que ele gostasse do nome que os pais lhe vão pôr.

27 novembro, 2007

Super-Cola 3

Está um lindo dia hoje, não está? Um bocadinho fresquinho mas para quem já pode sair à rua.... Yupi!!!!!!!!!!!!!!
Pois é, vim agorinha da eco morfológica às 23 semanas e 4 dias e não podia vir mais satisfeita ;)
O meu pequerrucho está muito bem... todos os órgãos bem formados, está sentadinho e quase sempre do lado direito... estava todo esticado mas quando a doutora o começou a chatear encolheu-se todo... Aqui fica uma foto de perfil para vocês verem como está lindo!


E aqui fica uma foto minha para vocês verem a barrriguda mais feliz do momento! Penso que a médica já me vá dar ordem para ir trabalhar mas até lá ainda tenho quase 15 dias para ir esticando as pernas.


Ah! E já agora... como até aqui não podia sair e comprar nada... fui recebendo umas prendinhas para ele... aqui ficam as últimas... duas bonitas mantas (destas já não preciso de comprar!)...


21 novembro, 2007

Como vamos nós...

22ª semana (mas quase na 23ª)

Os neurónios estão a conectar-se de maneira mais refinada. Com melhoria de sua sensibilidade táctil, tudo o que está a sua volta pode ser reconhecido. (e eu sinto-o a explorar todos os cantinhos da minha barriga)
Ele já sabe como flexionar o braço e qual a sensação, onde estão as partes do corpo e quais domina.
Está aprendendo cada coisa a seu tempo e depois vai lembrar-se quando já estiver fora da barriga da mamãe (é tão inteligente o meu filho...).
Acaricia o próprio rosto, seu cordão, seus lábios e chupa o dedo com satisfação.
No sexo masculino, podemos surpreender, nesta fase, um bebé mexendo no pénis (ó filho, então?...).
O seu comprimento é de aproximadamente 28cm e o seu peso é de 350g.

15 novembro, 2007

Mais dois...

... babetes, bordados por mim.
E com isto tudo, o meu menino, já tem o número suficiente, pelo menos para os primeiros tempos. E de fraldas também está quase...

12 novembro, 2007

Visita à médica

Ainda não tinha vindo contar acerca da minha visita à médica porque não houve grandes alterações de planos.
Estou fisicamente bem, sem queixas, o meu peso é de 1kg a mais do que o ideal mas a médica não se importou porque acha que eu estou bem assim.
Ouvi o coração do meu bébe, que se irá chamar Dinis ou Gabriel!
A parte menos agradável foi quando eu pedi à médica para me deixar sair um pouquinho de casa e ela não entendeu, ou fez que não entendeu o que eu queria... Achou que para andar a fazer "as minhas voltinhas" então mandava-me trabalhar, mas tinha de vir do trabalho e o resto do tempo era para estar em casa de repouso, ou seja, saía de uma prisão para me colocar noutra. Resumindo e concluíndo, ela lá me ameaçou, deu-me a volta e continuo novamente em casa de castigo, pelo menos até à próxima eco, na qual a doutora já me deu esperanças que o problema esteja resolvido e eu possa ter alta ainda em Dezembro.
Mas a mensagem que eu quero passar-vos é que estamos muito bem, a esperar pacientemente que esta placenta se decida a colar... e aqui baixinho que ninguem nos ouve... já fui 2 vezes aqui ao café em frente à minha casa beber um cafézito e apanhar ar durante uns breves minutos...

06 novembro, 2007

Parabéns, amor!

PARABÉNS, AMORZÃO!
Este menino lindo hoje faz 29 anos! Este post é para ti, meu amor.
Amo-te muito, muito, muito... e espero fazer-te tão feliz quanto tu me fazes a mim, sempre.
Não me imagino a viver sem ti, sem o teu amor, o teu sorriso, a tua amizade, o teu ombro, o teu carinho, a tua paciência, os teus stresses.
A melhor prenda que te podia dar (dar-nos) hoje, é termos o nosso menino, por que tanto lutámos, aqui bem escondidinho, fruto do nosso amor.

29 outubro, 2007

Ponto de Cruz

Venho aqui deixar-vos uma pequena amostra do meu imenso talento para os trabalhos manuais. ;)
Na foto podem ver duas fraldinhas e dois babetes bordados por mim. É o que o tempo me tem permitido...
E ainda não fica por aqui... mas eu depois mostro-vos os próximos mimos do meu campeão.
Também já tem uns sapatinhos, um babygrow, e alguns conjuntos de roupa interior... tudo oferecido, pois tá claro, uma vez que a mamã, ainda não sai de casa. (Ver pelo lado positivo: é uma forma de poupar dinheiro!)
Quanto ao nome do meu filhote, decidimos elaborar uma lista que inicialmente tinha 12 nomes. Agora temos eliminado nomes, aos poucos, e depois de muito reflectir, e a lista nesta momento, só já tem 6 nomes. Acho que quando ele nascer já vamos ter conseguido decidir!!!!!!

22 outubro, 2007

3 Notas

Nota1:
Vim mostrar-vos o livro que o meu C. me ofereceu:
Este deve ser para aí o quarto livro que estou a ler desde que estou em casa... Mas é muito giro!
É um livro bem-disposto que fala de uma mulher que engravida (adequadíssimo), e é então que começam a surgir os problemas... As infidelidades do marido, o pós-parto, o voltar a ter uma vida sexual normal, os problemas em voltar a sentir-se bem e bonita, em recuperar a linha, em caber novamente nas antigas roupas... Enfim, retrata os problemas talvez um pouco de forma exagerada, mas muito engraçada...
Nota 2:
Para as meninas que perguntaram, quanto ao meu "castigo", mantem-se. Eu já nem falo nele porque estou mentalizada, que apesar de me sentir bem, que é um problema que talvez vá levar algum tempo a resolver. Quando fiz a eco, o descolamento mostrou-se bem visível...
Ao início ficava triste por não poder ir trabalhar, conhecer os meus alunos, ensinar-lhes qualquer coisinha de Matemática, mas agora, fico feliz se na próxima eco a médica já me autorizar a sair de casa por 5/10min, só para esticar as pernas e apanhar um pouco de ar.
E tenho que acrescentar ainda que o que realmente me importa é que tenho o meu bebé comigo, dentro de mim, a crescer forte e saudável!
Nota3:
Tenho reparado com muita alegria minha que o meu grupo das "Lutadoras" está a transferir-se para o meu grupo das "Lutadoras em espera" o que me deixa muito feliz!
Espero um dia poder acabar com o primeiro grupo...

18 outubro, 2007

Duas fotos

As imagens do dia:

Parabéns a você... muitas felicidades... muitos anos de vida ao meu bloguinho... (E ao meu afilhado também...)

Que continue de boa saúde, para poder acompanhar todos os meus desabafos, as minhas alegrias, as minhas tristezas, as coisas importantes da vida e também as menos importantes...

E agora adivinhem lá o que significa esta foto?


15 outubro, 2007

4 meses

Cá estou eu sem grandes novidades para contar mas muito feliz porque fazemos 4 meses!
Amanhã vou fazer ecografia e espero que o castigo passe a ser mais moderado...
Vou deixar-vos aqui uma foto com um pouco mais de uma semana: 16 semanas!

Quanto ao post anterior penso que não me consegui exprimir muito bem. É o que dá ser da área da Matemática... Não estava em baixo, nada disso, apenas um pouco saturada de estar em casa como é normal...

Tenho feito umas coisas giras em ponto cruz para o meu bébé que depois hei-de mostrar-vos.


05 outubro, 2007

Não foi e não será fácil...

Não foi fácil engravidar, não foi!
Foi uma batalha bastante árdua, difíciol de travar, sem nunca saber bem quem era o meu inimigo, donde vinha ele e muito menos conhecia a forma de o melhor combater.
Acho que foi num momento de fraqueza da infertilidade, que eu e o meu C., com muito amor, lhe conseguimos dar a volta e vencemos uma primeira batalha. Engravidámos!
Os primeiros tempos foram bons, primeiro com muitos receios mas depois a confiança foi aumentando e fomos aproveitando esses momentos. Sem sentir mazelas nenhumas, naturais, deste estado tão desejado em que me encontro.
Como a minha médica me disse "as meninas da infertilidade são uma caixinha de surpresas" e confirma-se. Não se sabe de onde apareceu um descolamento de placenta, que neste momento se tornou a segunda batalha a travar, mas tal como a outra também me deixa impotente, sem poder fazer muito para a vencer. Vou tentar enganá-la com o repouso absoluto, vamos lá ver se funciona.
Este assunto já me chateia mas não tenho outro, nem mais nada do que falar (até tenho outro mas este é que me ocupa a maior parte dos pensamentos). Já sei que quando acabar este mês de repouso, espera-me mais outro mês...

30 setembro, 2007

Hospital de Santa Maria - parteII

Olá!
Não se preocupem com o título mas a verdade é que na passada quarta-feira fiz nova visita ao Hospital.
Durante a noite a hemorragia aumentou bastante e de manhã cedinho ainda continuava, por isso e mais por precaução (uma vez que o sangue continuava a ser escuro), lá fui eu à urgência novamente.
Os médicos, sim porque eu sou sempre atendida logo por dois ou três, não me quiseram observar directamente porque não viram necessidade e fizeram apenas uma breve ecografia (de segundos, para não fazer mal ao bébe) onde constaram que o feto continua com actividade dinâmica e o coração bate normalmente. Em suma: talvez o resto da hemorragia tenha querido sair toda ao mesmo tempo e me pregado outro susto, e recomendaram que continuasse o repouso.
Assim, estou contando os dias para ir à minha médica obstetra, e ouvir a sentença que ela me vai dar... Espero sinceramente que ela me diga que eu já posso começar a circular com calma mas normalmente e que me autorize a sair de casa aos poucos para ver como o organismo vai reagir e ao fim de semana, vá poder conhecer finalmente os meus rúfias que ainda estão sem professora de Matemática.
Sim, espantem-se há quase três semanas que entreguei o atestado e o Ministério ainda não colocou lá na escola um professor para me substituir... andamos bem, andamos!
Não tenho tido oportunidade de vos visitar com regularidade mas espero em breve poder fazê-lo!

22 setembro, 2007

Cá estou eu!

Olá, blog'amiguitas!
Venho hoje pela primeira vez aqui ao PC para me distrair um pouco mais pois como podem imaginar já estou a ficar um pouco saturada da cama e do sofá!
Mas apesar de saturada, estou a ganhar confiança e a acreditar novamente que isto se está a endireitar e o meu bébe está a ser um valentão e a agarrar-se bem às paredes do útero da mamã.
Só no início de Outubro vou à médica e até lá terei de me manter por casa...
Para terminar quero só dizer-vos que fui muito bem atendida no HSM, muito rápidos e cuidadosos comigo...
Aqui em casa é só apoio e mimos, eu apanhei um susto mas eles também...
E da vossa parte, eu sei que estiveram sempre aí a apoiar, porque o meu C. fez-me o favor de imprimir os vossos comentários para eu ler...
Obrigada a todos!

15 setembro, 2007

Em casa

Olá, a minha fofinha já regressou a casa.

Fui ontem buscá-lá ao HSM, após a alta dada pelo médico ao fim da manhã, uma transferência de local mas não de procedimentos. Repouso quase absoluto da cama para o sofá e vice-versa, apenas interrompido pelas idas ao WC e pelas refeições que pode fazer à mesa.

Manda a todas um grande beijo, agradece o apoio e diz que lá para o fim da semana que vem já vos vem fazer uma visita... isto se o chato do enfermeiro cá de casa deixar... Hi.Hi.Hi

Muito obrigado pelo apoio e bom fim-de-semana.

C.

13 setembro, 2007

Força

Obrigado pela força que todas nos estão a dar neste momento.

Acabei de chegar do hospital e a situação mantem-se por enquanto na mesma. Muito descanso, muita calma e muitos miminhos... a Mary ficou muito feliz com as vossas mensagens de apoio que fiz questão de lhe transmitir, e devolvo a todas um grande beijo.

A paciência da minha fofinha vai ter de ser de ferro para todo aquele tédio, e para aguentar a comida de hospital uhg..., enfim um mal necessário para superar esta situação tão delicada.

Aquando das curtinhas idas ao WC ainda perde um bocadinho de sangue, mas como é escuro, as enfermeiras dizem que é normal, pois são restos da hemorragia que vão saindo aos poucos, tomara que estejam certas...

Ainda com o coração nas mãos, mas com a cabeça um pouco mais fria começamos a perguntar-nos porquê, não sabemos ... embora eu pense que o facto da ecografia efectuada apenas 24 horas antes com sonda endovaginal possa não ser alheia a tudo isto... não sei ...

Só queremos é que tudo corra pelo melhor, que tenhamos coragem e calma e que o nosso piolhito seja forte para superar tudo isto.

Obrigado mais uma vez pela força e pelo carinho de todas.

C.

12 setembro, 2007

Prova de Fogo...

Olá ... escreve-vos o C.

Como devem calcular para estar eu a escrever é porque aconteceu algo.
Um grande susto, que esperemos não venha a passar disso mesmo.

Ontem a Mary estava na escola em mais uma reunião de preparação do novo ano lectivo, e começou de repente a perder sangue, fui chamado e fomos de urgência para Sta. Maria por indicação do Dr. Joaquim Nunes, tendo sido diagnosticado um descolamento de placenta.

A mihna fofinha está internada no Serviço de Saúde Materno-Fetal a aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Segundo as ecografias já feitas ontem na urgência e hoje o nosso piolhito está bem, com os batimentos cardiacos normais. O sangramento já é muito menor o que significa que a situação está a estabilizar, mas que requer ainda muitos cuidados e muito, muito repouso, está deitada e só se pode levantar da cama para ir à casa de banho mas muito devagarinho.

É um sufoco e um desespero ver um sonho quase a desfazer-se e não poder fazer nada ... só aguardar...

... aguardar que o nosso piolhito tenha forças para se agarrar com "unhas e dentes"
... aguardar que a minha fofinha tenha a calma que é necessária nesta ocasião, tão difícil
... e sobretudo aguardar que Deus nos ajude a superar mais esta prova de fogo.

Termino, pedindo a todas muita força e que rezem por nós...

Obrigado

C.

10 setembro, 2007

Vi o meu bébe...

...hoje, às 12 semanas e 3 dias!
Foi espectacular, foi lindo, não há palavras para descrever. Ainda caiu uma lágrima pelo canto do olho quando me apercebi que estava tudo bem... e o meu C. todo babado a olhar para o monitor.
O valentão já mede 62mm, está tão crescido! A TN (prega da nuca) mede 1,5, o que significa que é saudável!
Assim que apareceu no ecran estava de costas voltadas para nós, vimos o coraçãozinho, o estômago, a bexiga, o cordão umbilical (pelo qual estava a passar nutrientes na altura). Vimos os braçinhos e as mãos que estavam encostadas à carinha, as pernas, essas estavam dobradas e cruzadas, como é normal e a médica viu o sexo mas como não teve a certeza, não disse nada.
Depois mudámos para ecografia abdominal porque ele não deixava medir a prega da nuca e descobrimos que estava a fazer o pino e mexia as pernas e os braços... foi um bom dia!


Bom, quanto a mim, cá vou sem grandes mazelas. Tive umas dorzitas nos ossos dos ombros, esperemos que já se tenham ido embora de vez, e enjoos nada, deixa-me dizer isto baixinho para ver se o baby não me ouve e resolve pregar-me uma partida.
E passei ainda pela farmácia e comprei um hidratante apropriado para as estrias (Mustela 9 meses) que possam quere aparecer nos próximos meses. Assim, acho que vou continuar com o óleo de manhã a seguir ao duche e o creme à noite. Está declarado o combate às estrias!

03 setembro, 2007

COLOCADA

Já está!
Já estou colocada e bem.
A escola onde estive o ano passado decidiu não reconduzir ninguém, devem achar-se demasiado bons para os contratados que tiveram. Isso chateou-me um pouco mas depois de ver que fiquei muito mais perto de casa, a 5km, depressa esqueci a escola do ano passado.
Esta escolinha já é minha conhecida e com a barriga a crescer dispenso bem o comboio e o autocarro todos os dias... e afinal de contas é só até Março...

28 agosto, 2007

Descubra as diferenças

Amiguinhas, cá estou eu... sem muito para contar...

Continua tudo bem... estou à espera do resultado do concurso para saber onde vou dar aulas este ano.

Entretanto deixo-vos aqui duas fotos para vocês me dizerem se já notam alguma diferença:
(8ª semana e 10ª semana)


Quanto ao peso a diferença não é muita, desde que engravidei até agora tenho mais um quilinho.



22 agosto, 2007

Como vou eu...

OLÁAAAAAAAAAAAAA!

Passei só para dizer que continuo bem, cá vou arranjado maneira de lidar com os meus receios...
Estou a aproveitar muito bem o que me resta das férias, a fazer pouco, muito pouco...
Até já arranjei ajudantes para umas certas tarefas que eu tinha de fazer cá em casa, prontificaram-se logo porque aqui a grávida não pode fazer esforços! Hihihihihihihhi


Também tenho passeado, fui ao cinema ver Os Simpsons (gostei, muito idêntico à série), fui jantar com o C., até ganhámos a sobremesa porque houve uns atrasos no atendimento, enfim, o rapaz para se desculpar, ofereceu... E foi engraçado, que desta vez, a maioria das lojas em que prestámos atenção foram... as lojas de bébés! Porque será?


Deixo-vos aqui uma bonita foto do site http://www.olhares.aeiou.pt/ que tem uma janela da cor da esperança, a esperança que eu tenho em que esteja a correr tudo bem com o meu bichinho e que daqui a pouco eu a possa abrir plenamente ao mundo, sem receios...


15 agosto, 2007

Acabou-se o passeio... por enquanto!

Já estou de volta, outra vez! Estive uns dias na praia e uns dias no campo. Este meu embriãozinho anda bem viajado!
Está a correr tudo dentro da normalidade.
Ainda tudo me parece um sonho e quando vou contar a novidade a alguém, ainda sinto um nó na garganta, um medo de acordar e não ser verdade.
Ás vezes, sinto o peso da Infertilidade tal como se ainda não estivesse grávida. Quanto dou a novidade a alguém omito sempre essa parte embora cá dentro esteja bem presente. Não prevejo o meu futuro, não sei que obstáculos mais terei de enfrentar mas tenho consciência de que esta guerra ficou bem gravada na minha personalidade e mim...
Mas também sinto o meu corpo a mudar... o peito muito sensível, a frequência com que vou à casa de banho é inacreditável, e às vezes sinto o útero mas não é dor, deve ser ele a aumentar de tamanho...

07 agosto, 2007

A maior batalha está ganha!

Cuba é um destino que eu não vou esquecer nunca na minha vida.
Por tudo o que eu já vos contei e por mais alguma coisinha...
Primeiro chorei, depois fiquei incrédula, como podia ser?...
A minha cabeça parou e só me ocorriam duas perguntas: Será? Como é possível?

Andei dois dias pasmada com...






A seguir uma nuvem negra pairou sobre mim... tive um corrimento como se o período estivesse a aparecer. Fiz novo teste que deu positivo mas os dez dias até ao dia da consulta e eco de hoje foram dias de muita ansiedade e incerteza...
Está tudo bem, após uma boa conversa com o excelente Dr. Calhaz Jorge, sei que, às 7 semanas e 5 dias, o meu embrião tem 11,2mm, ouvi e vi o seu coraçãozito e agora posso descontrair um pouco mais.

Esta é a foto que o meu C. me tirou em Cuba... 6 semanas. Eu sei que não se nota nada, não me chamem de totó mas vai servir de comparação para eu não me esquecer que no fim disto tudo tenho de recuperar esta silhueta.




Agora, vou passear uns dias, acho que me vai fazer muito bem, digo, nos vai fazer muito bem.

05 agosto, 2007

Cuba (Havana) (post longo)

Cá venho eu impingir-vos mais umas quantas fotos das minhas férias... e lá vamos à pior parte...
Uma menina fez uma comparação com a República Dominicana e eu talvez a consiga fazer melhor porque já tive nos dois sítios. A República tem também bastante pobreza, vi lá palhotas com fartura, talhos à beira da estrada, sem condições nenhumas, ninguem usava capacete nas motas e a condução deles era uma selva, em Cuba, as casas são muitíssimo modestas, sem telhados, apenas um terraço no topo, mas com melhor aspecto, os mercados e o s talhos um nadica mais de condições, e em cima das motos pelo menos um dos passageiros tem de levar capacete e têm um pouco mais de civismo na condução. Comparando ainda, aos Dominicanos, apesar de não terem liberdade para sair do país, pareceu-me que têm um pouco mais de liberdade de expressão e que são um povo um pouco mais alegre, os Cubanos, não têm nenhuma liberdade de expressão e carregam no rosto o peso da história e das restrições que vivem no seu dia a dia. É pelo menos este o meu ponto de vista!

Esta é a vista da fortaleza à entrada de Havana... não tinha ideia que fosse tão grande!

Na parte histórica da cidade, apenas uma pequena porção está restaurada. Mas estão a progredir bastante, e a maioria dos edifícios está hoje transformada em galerias de arte, onde não se paga nada para entrar, ou em hotéis. Nesta foto podem ver uma casa não restaurada ao lado de outra já restaurada...

E agora um pouco da zona não restaurada, que tem um incrível smell a porcaria, e onde eu tive receio que alguma coisa me caísse em cima da cabeça, um mercado escuro e cinzento onde o cheiro era o mesmo e uma loja onde se distríbui a "canastra básica". Estas lojas destinam-se a vender alimentos por preços muito inferiores para garantir a alimentação básica aos mais necessitados mas tem um limite de quantidade por pessoa que é ridículo mas enfim já é um trabalho social de importância para aquele povo que tem de viver com 12 euros para o mês.






Os meios de transporte, enfim, ficam muito a desejar... É um sério problema do quotidiano deles, ficam horas à espera de um autocarro ou de uma simples boleia... Dentro de Havana, existe uma coisa a que eles chamam de "camelo", que é tipo um camião coberto que leva cerca de 250 pessoas e pelo que me contaram é uma experiência inesquecível, mas também existe um cocotáxi, bastante giro, uma moto em forma de coco que leva dois passageiros mais o motorista, de resto são carros, autenticas relíquias de 5o anos, e os carros mais modernos, poucos, são privilégio de uma minoria, ou são táxis para o turista.



A seguir, deixo-vos uma imagem do Capitólio, que é tipo a nossa Assembleia da República mas que está aberta aos visitantes pois não se passa lá nada... e a imagem do Che Guevara na fachada do Ministério da Indústria.



Mas nem tudo é mau... o sistema de educação é óptimo, desde o 1º ano até ao fim do ensino superior é tudo gratuito para quem tenha vontade de estudar, o sistema de saúde é de meter inveja, é gratuito também. Até os medicamentos...

E depois há as pinacoladas, bebi uma excepcional, à beira da estrada a caminho de Havana, que era divinal, com pedacinhos de coco e tudo... e há os mojitos, bebida refrescante com sabor a limão , hortelã e rum... e ainda o belo do "Habano" (charuto) que esse eu dispensei...


03 agosto, 2007

CUBA

Antes de mais não posso deixar de referir a reportagem da RTP1 que passou ontem, dia 2 de Agosto, intitulada "Hasta Quando?", acerca de Cuba, que me relembrou aquilo que ainda está bem presente na minha memória e, se viram, digo-vos que a maior parte daquelas coisas eu pude comprovar que é realmente verdadeiro. Se não viram, procurem no site da RTP pode ser que lá esteja pois vale mesmo a pena.

Não vou esconder, CUBA tem duas versões e eu vou começar pela boa... as desgraças ficam para amanhã.

Cuba (Varadero) é uma ilha muito quente, cheia de Sol, com um mar azul imenso, caliente que só sentido é que dá para acreditar, praias óptimas cheias de animação, pelo menos a do meu hotel.
Imaginem só o que é estar mergulhado nesta linda praia e ver ao final da tarde patos a fazer voos rasantes na praia, ver gaivotas a mergulhar e a sair da água com um peixinho na boca, mesmo ali ao meu lado, vi também um peixe balão (mas esse, coitado, já tinha terminado o seu ciclo de vida).


Os desportos aquáticos eram diversos e gratuitos... incluíndo pequenos catamarans. Eu ainda experimentei o Caiaque, já tinha andado uma vez e adorei...




E aqui estão as aulas animadas de Hidroginástica e as de Dança. Da primeira fiz várias mas da segunda nem por isso porque achei-as muito básicas para o meu gosto e capacidade de Dança (;) nada modesta).

02 agosto, 2007

Há 4 anos...

... foi assim! Com muito amor e muita paixão!

Hoje, os sentimentos e as emoções são as mesmas mas mais saborosas ainda porque a cumplicidade é maior.


01 agosto, 2007

O avião não caiu....

... e eu já estou de volta!
Pois é, e com muita coisa para contar.
Mas primeiro tenho de concorrer ao concurso de professores e depois tenho de descarregar as fotos para vos poder mostrar aquilo que eu vivi. Posso adiantar que gostei imenso! É uma ilha com identidade e com história.
Até breve.

20 julho, 2007

De fugida................

.....................para o .




Cá vou eu para .




mais exactamente para aqui.....




E esperemos que o avião não caia. E se cair, como eu costumo dizer, que seja só no regresso.

11 julho, 2007

A semana antes de...

Os últimos dois dias passei-os inteirinhos a fazer...

Quero deixar a minha casinha limpinha para ir de férias!

Amanhã ainda tenho uma de trabalho na escola. Espero que seja a última!


E depois disso lá vou eu para em .
Sabem onde é?

Não. Ainda não é para Cuba. Ainda vos venho espreitar antes disso.

A todas umas boas férias!

E para aquelas que não vão ou já foram, um bom trabalho!

05 julho, 2007

Haja paciência!


Ando aqui eu a levantar-me cedo, para chegar cedo à escola, despachar a porcaria do inventário e ir de férias o mais rápido possível... e isto hoje não correu lá muito bem.

Primeiro levei quase duas horas para chegar à escola, um trânsito infernal. Depois as minhas duas colegas que estão comigo a fazer esta tarefa são muito atadinhas e molengas, andam ali a engonhar e não dão despacho ao serviço, e para culminar ao fim de duas horas e meia de trabalho dizem-me que já chega por hoje... A ideia era ir almoçar e voltar para adiantar o trabalho mas não, coitadinhas, já estavam muito cansadas, daaaaahhhhhhhhh.

Assim, em vez de terminarmos a tarefa num dia ou dia e meio, vão obrigar-me a ir lá 2 ou 3 dias para trabalhar duas míseras horas de cada vez.

Haja paciência!

29 junho, 2007

Ao natural...

... é como vai ser a IIU este mês.
Fiz hoje a eco e não sei como e a médica também não mas um dos folículos cresceu de 10 para 21mm.
Ou seja, provavelmente vou ovular hoje.
Levei logo o Pregnyl no Hospital e a partir de 3ª feira ponho o Utrogestan na mesma. Devia ficar triste porque sei que assim fica tudo mais complicado, mas a médica disse-me que nunca se sabe se os bichinhos não passam para o lado de lá, e eu já decidi que não me vou chatear com nada disto. Não vale a pena! Não quero cabelos brancos por isto.
Quando a médica viu o resultado da eco e arregalou os olhos e perguntou como era possível eu respondi-lhe (em pensamento) que deve ter sido o outro médico que me fez a eco e era um estagiário que não deve ter visto como deve ser ou medido como deve ser. Não vale a pena pensar muito nisso.
Trouxe receita de Gonal F para a próxima IIU que deve calhar em Agosto mas como aqui há tempos disse, independentemente do resultado este mês de Julho é para esquecer e aproveitar o Sol e a praia, ou acham que eu vou para CUBA para ir martirizar-me com este assunto?

28 junho, 2007

7 Maravilhas...

... da blogosfera
Apesar de não alinhar muito (quase nada) nestas brincadeiras também não quero ser eu a quebrar a corrente.
E portanto eu venho formalmente nomear as seguintes meninas:
- Amora
- Criolinha
- Lita
- Maganita
- Mary Xu
- Ruby
- Sem Desistir


25 junho, 2007

Deus escreve por linhas tortas?


Pois não sei, mas era bom.

Não é que das três IIU que fiz, fui sempre certinha na estimulação ao Gonal F e neste ciclo está a ser uma desgraça.
Fui hoje fazer a eco do 11º dia e trouxe de lá esta bela notícia: tenho 3 folículos mas os três com 10mm, o que é manifestamente insuficiente.
Fiquei para morrer, a lágrima tentou aparecer no canto do olho mas eu não deixei.
Depois na consulta, com a médica, lá me animei. A explicação da médica é que cada ciclo é um ciclo e o corpo não reage sempre da mesma maneira.
Então, já levei mais outra dose de Gonal F e no 13º dia levo outra. Sexta-feira faço nova eco e logo se decide o que fazer. Podem acontecer duas coisas:

os folículos crescerem rápido demais e soltarem-se antes de fazer a IIU na 2ª feira

haver uma hiperestimulação, crescerem os três folículos e haver motivos para comemorar a triplicar

Desejem-me sorte e que os folículos se mantenham dentro do ovário para poder fazer IIU a tempo.


Em relação às minhas aulinhas, já terminei e já iniciei as avaliações.
Tivemos um final de ano cheio de actividades para os alunos, apesar de muitos não terem demonstrado o entusiasmo pretendido (se não as organizamos somos beras se as organizamos acham-nas uma seca porque têm de vir à escola). Embora seja da opinião que poderiam ter estado melhor coordenadas, mas isso já me ultrapassa, não foi da minha competência.

19 junho, 2007

4ª Batalha (IIU)


Pois é, quis o destino ou lá quem comanda nas nossas vidas, que eu chegasse à 4ª IIU.


Estava traçado que eu teria de chegar até mais esta batalha sem sucesso e portanto lá terei de a travar.


Não pode ser apenas uma questão de estatística e probabilidades a definir se é desta ou não que ganho a minha estrelinha. Há algumas factores, exteriores a nós, que já devem estar definidos e pelos quais teremos de passar e enfrentar.


Cabe-me agora a mim decidir, e isso está nas minhas mãos, como o vou fazer. Com coragem, determinação e é claro uma pontinha de esperança ou desesperada, pessimista e derrotada?


Escolho a primeira. Com o Mr. Red mandei embora a minha angústia e a minha ansiedade de ter saído derrotada da 3ª IIU e encontro-me agora em maré alta.


Depois de mais esta tentativa, independentemente do resultado, vou de férias! E juro, que se for de férias sem a minha estrelinha, vou esquecer este assunto... pelo menos durante as férias ;)

13 junho, 2007

St. António


St. António é padroeiro dos namorados. Teria por isso sido um bom dia para eu receber um positivo...


3 semanas depois da IIU recebo aquela notícia que ninguém quer...


Hoje, estou bem mas nem sempre assim é, logo pergunto: será que vou conseguir aguentar isto até quando? terei forças para fazer ttt's até quando? e se demorar muito a ser chamada para FIV o que farei eu para esquecer o assunto?


05 junho, 2007

Revista ÚNICA - Expresso


Sem ti...bebé

«Sou eu assim sem ti... é filho de outro blog onde me iniciei no relato das minhas emoções e percepções do meu quotidiano. No entanto, não era um blog completo uma vez que me impunha limitações por amigos e familiares o consultarem assiduamente e eu não querer compartilhar com eles a minha busca e luta por ti... bebé. Aqui sim, agora sim, vou poder desabafar, partilhar e até, quem sabe, receber em troca informação e experiências. Resumidamente, ando a tentar engravidar há 2 anos sem êxito.» Assina «Mary» e desabafa protegida pelo anonimato a imensa dor da infertilidade. Assim, partilha o que sente com quem sente o mesmo, sem revelar aos mais próximos as suas angústias, defendendo-se das inevitáveis pressões. A «Mary» escreveu-me e convidou-me a visitar a sua casa em www.soueuassimsemti.blogspot.com. Quando abri a porta deparei-me com a mais profunda intimidade, as batalhas perdidas, os tratamentos falhados, os sonhos, sempre os sonhos e o amor, tão presente. Comoveu-me muito, a «Mary» e a sua luta. Vale a pena visitar: «(...) Fiz o teste e comprovei o que já sabia: negativo. Agora perguntem-me como me sinto. Normal, nem bem nem mal. É muito estranho, mas não me desmanchei num vale de lágrimas como da outra vez. (...) Até tenho medo de a qualquer hora, a qualquer minuto rebentar, explodir e depois quero ver como é que vou apanhar os bocadinhos(...)» Bons posts e bons mergulhos.

Rita Ferro Rodrigues