Lilypie Fourth Birthday tickers

05 agosto, 2007

Cuba (Havana) (post longo)

Cá venho eu impingir-vos mais umas quantas fotos das minhas férias... e lá vamos à pior parte...
Uma menina fez uma comparação com a República Dominicana e eu talvez a consiga fazer melhor porque já tive nos dois sítios. A República tem também bastante pobreza, vi lá palhotas com fartura, talhos à beira da estrada, sem condições nenhumas, ninguem usava capacete nas motas e a condução deles era uma selva, em Cuba, as casas são muitíssimo modestas, sem telhados, apenas um terraço no topo, mas com melhor aspecto, os mercados e o s talhos um nadica mais de condições, e em cima das motos pelo menos um dos passageiros tem de levar capacete e têm um pouco mais de civismo na condução. Comparando ainda, aos Dominicanos, apesar de não terem liberdade para sair do país, pareceu-me que têm um pouco mais de liberdade de expressão e que são um povo um pouco mais alegre, os Cubanos, não têm nenhuma liberdade de expressão e carregam no rosto o peso da história e das restrições que vivem no seu dia a dia. É pelo menos este o meu ponto de vista!

Esta é a vista da fortaleza à entrada de Havana... não tinha ideia que fosse tão grande!

Na parte histórica da cidade, apenas uma pequena porção está restaurada. Mas estão a progredir bastante, e a maioria dos edifícios está hoje transformada em galerias de arte, onde não se paga nada para entrar, ou em hotéis. Nesta foto podem ver uma casa não restaurada ao lado de outra já restaurada...

E agora um pouco da zona não restaurada, que tem um incrível smell a porcaria, e onde eu tive receio que alguma coisa me caísse em cima da cabeça, um mercado escuro e cinzento onde o cheiro era o mesmo e uma loja onde se distríbui a "canastra básica". Estas lojas destinam-se a vender alimentos por preços muito inferiores para garantir a alimentação básica aos mais necessitados mas tem um limite de quantidade por pessoa que é ridículo mas enfim já é um trabalho social de importância para aquele povo que tem de viver com 12 euros para o mês.






Os meios de transporte, enfim, ficam muito a desejar... É um sério problema do quotidiano deles, ficam horas à espera de um autocarro ou de uma simples boleia... Dentro de Havana, existe uma coisa a que eles chamam de "camelo", que é tipo um camião coberto que leva cerca de 250 pessoas e pelo que me contaram é uma experiência inesquecível, mas também existe um cocotáxi, bastante giro, uma moto em forma de coco que leva dois passageiros mais o motorista, de resto são carros, autenticas relíquias de 5o anos, e os carros mais modernos, poucos, são privilégio de uma minoria, ou são táxis para o turista.



A seguir, deixo-vos uma imagem do Capitólio, que é tipo a nossa Assembleia da República mas que está aberta aos visitantes pois não se passa lá nada... e a imagem do Che Guevara na fachada do Ministério da Indústria.



Mas nem tudo é mau... o sistema de educação é óptimo, desde o 1º ano até ao fim do ensino superior é tudo gratuito para quem tenha vontade de estudar, o sistema de saúde é de meter inveja, é gratuito também. Até os medicamentos...

E depois há as pinacoladas, bebi uma excepcional, à beira da estrada a caminho de Havana, que era divinal, com pedacinhos de coco e tudo... e há os mojitos, bebida refrescante com sabor a limão , hortelã e rum... e ainda o belo do "Habano" (charuto) que esse eu dispensei...


8 comentários:

Inca disse...

que lindas fotos, eu adoro mojitos. O que é que achas-te da comida? eu gostei muito da reportagem sobre Cuba.
beijinhos e bota mais fotos, pode ser?

R. disse...

Já me fizeste relembrar as minhas férias de há 4 anos quando lá estive. Gostei também muito e confesso que tive imensa pena dos cubanos pela pobreza e repressão em que vivem. Havana nem parece uma cidade real, parece uma cidade cinematográfica onde a probreza impera e onde se podem encontrar algumas figuras muito castiças.
Já Varadero ofereceu-me as melhores águas em que alguma vez mergulhei e onde bati o record de maior tempo no banho. Valeu mto a pena.

beijinhos

Dina disse...

quem me dera ter estado lá...mas a vida não me permite seguir dois caminhos ao mesmo tempo.
Um dia quem sabe com os putos ao colo...ainda tenho esperança

Maganita disse...

Pois bem...mais uma que ficou aqui parada a relembrar Cuba. Também lá estive há 4 anos (será que nos cruzámos, Amora?) e adorei. Foi um conjunto de emoções tão dispares, entre a pobreza e a àguas fantásticas que é impossível esquecer...Foi uma viagem que também me ficou aqui...bem no coração.

sotto le stelle disse...

Bem eu cá não me importo nada de ver estas magnificas fotos!
Fico com um pouquinho de inveja mas isso agora não interessa nada!

Beijinhos cheios de carinho e diverte-te

Sónia e MI disse...

:))
Era um destino que gostava de ir.
Adorei a visita guiada por ti ;)

criolinha disse...

Oi!
Gostei de relembrar umas belas ferias :)
Um beijo grande!

NaRiZiNHo disse...

Eu gostei muito de cuba, mas fiquei um pouco desiludida, não pela pobreza, já sabia o que iria encontrar, mas por Varadero. Na minha opinião, não se justifica fazer tantas horas de viagem, agora Havana, isso sim, é fantástica. tive pena de não conhecer o interior de cuba e os cayos.
:-*