Lilypie Fourth Birthday tickers

17 outubro, 2006

Agosto 2006

August 07
Férias I
Olá a todos! Cá estou eu de regresso. Não, não fiquei por lá porque a vida não são só férias e é preciso voltar à Terra!
De qualquer forma estou pronta para vos contar como decorreram estas 3 maravilhosas semanas.
Vamos começar pela 1ª semana... Açores!
É de uma beleza natural única, é divertido, é extasiante... Aconselho a todas as pessoas que antes de irem conhecer as belas praias desse mundo fora vão primeiro aos Açores! Eu só conheço S. Miguel mas também dizem que é uma das ilhas mais bonitas. Para mim os pontos de interesse são muitos e deixo-vos algumas sugestões que poderão confirmar a sua beleza pelas fotos que encontrarão no respectivo sítio.
Os pontos de maior interesse: A Lagoa das Sete Cidades (lagoa azul e lagoa verde), Ponta de Ferraria (piscina natural de água salgada que a determinada altura aquece de tal forma que se torna impossível estar numa parte da piscina), Lagoa do Fogo (descê-la, é uma verdadeira aventura), Caldeiras (piscina termal com cascata de água fria e outra de água quente sendo a água completamente opaca devido à quantidade de ferro), Furnas, fumarolas, nascentes de água gaseificada e o cozido das Furnas, Poça da Beija (pequeno tanque natural de água termal também ferrosa mas de uma transparência incrível e mais curioso é tão quente que dá para fazer sauna), Parque Terra Nostra (espécies de plantas de todo o mundo e no meio uma piscina termal magnífica para quem como eu conseguir ultrapassar a ideia de que a água está suja porque não está é apenas rica em ferro)estufas de Ananás, fábrica de Olaria, miradouros da parte Nordeste da ilha, fábricas de chá, e para os amantes da praia, existem algumas boas, é só esquecer a areia preta e aproveitar...

August 08
Férias II
Férias II significam três dias na Madeira, a terra do Alberto João Jardim.
Percorremos o principal da ilha, fartámo-nos de fazer quilómetros, e conheci o bolo do caco, que é um pão que se come com manteiga de alho, muito bom por sinal, conheci os rebuçados de funcho, também muito bons e que imaginámos que o nome de Funchal tivesse vindo dessa planta.
Caminhámos por sítios bonitos e interessantes como Santana, onde se podem observar as suas casinhas típicas e desenganem aqueles que como eu chegam lá e pensam que vão encontrar uma aldeia inteirinha delas porque não vão, existem apenas algumas espalhadas que não deixam de ter a sua graça por isso.
Subimos ao Pico do Arieiro. Espectacular! Paisagem maravilhosa, quer ao longo da subida quer lá no topo. Gostava imenso de ter feito o percurso a pé até ao Pico Ruivo (6km apenas possíveis a pé) mas o tempo era pouco e nem todo o grupo poderia ter acompanhado o percurso, por isso fica a vontade para uma próxima ocasião.
Outro sítio que adorei bastante foi Porto Moniz... e que pena mas não tínhamos levado biquini... encontrámos lá uma piscina natural, embora já trabalhada pelo Homem, que ficou aqui, entalada na garganta, e que também essa terá de ficar para uma próxima ocasião...
Por fim, visitámos o Centro de Vulcanologia, com visita guiada às grutas, que foi educativo, e deu-nos uma ideia da origem do arquipélago da Madeira.
Conclusão: adorei, se tiver oportunidade voltarei com mais tempo, mas a beleza natural, o ambiente, o estado mais genuíno e simples dos lugares e das pessoas dos Açores batem aos pontos a Madeira. Desculpa lá, Alberto.

August 09
Férias III
Bom, em férias III pode-se considerar uma pequena pausa das próprias férias para me organizar, lavar roupa e fazer novamente a mala para mais uns dias.
Nestes dias, para além disto ainda tive o baptizado do Duarte e o aniversário do meu puto que é como quem diz do meu irmão.
PARABÉNS, mano! Estás crescido!

August 10
Férias IV
Fui passar ainda cinco dias a Porto Covo e levei a minha mãe que ainda não conhecia o lugar.
O tempo estava ligeiramente mais fresco o que tornou tudo bastante mais agradável, levei a minha mãe que ainda não tinha tido direito a uns diazinhos de descanso e o meu mano e a minha futura cunhada (espero eu) foram lá ter no fim de semana e também gostaram muito daquilo. Gostaram tanto que para a semana querem lá voltar...
Lamento-me sempre é da água que por aquelas bandas é sempre muito fresquinha... até refresca as ideias...
Bom, esta semana, tem sido para lavar roupa, por a casa em ordem, ir ao dentista, enfim... No fim de semana cheira-me a trabalho, pois vamos fazer a limpeza da casa minha avó Helena ao Alentejo, lá terá que ser para ver se ela não cai e pudemos lá ir o fim de semana da festa... E rezo para que seja uma festa calminha, e não tenha que aturar as bebedeiras dos meus ricos primos, senão vou fazer de conta que não os conheço, que tal a ideia?

August 14
Aldeia…
É uma aldeia alentejana perdida no fim de Portugal da qual os meus pais são descendentes...
Muito fria no Inverno e muito quente no Verão, tanto que até o alcatrão derrete...
Mas hoje a tecnologia, lentamente, vai chegando...
E estou a falar nela porque fui passar o fim-de-semana, a casa da minha avó, a fazer limpezas, senão a casa cai qualquer dia... E também porque daqui a 15 dias lá estarei para ver a festa... Talvez ponha aqui umas fotos para vocês confirmarem que é uma aldeia muito simpática e pitoresca... não é agradável é a parte das limpezas... e também é pena que seja tão longe... Daqui até lá são 225km aproximadamente... o percurso passa por dentro de muitas terrinhas e por isso é longo... no mínimo 3h... mas também as estradas estão a melhorar para aqueles lados... graças ao Alqueva....

August 21
Já está!
Já estou colocada por mais um ano ou talvez três!
Para grande surpresa minha fiquei em Lisboa. E perguntam-me vocês se isso é bom ou é mau... Não sei.
É bom estar colocada, apesar de este ano estar um pouquinho mais longe e eu não me estava a imaginar a caminhar todos os dias para Lisboa, por outro lado não conheço nada acerca da escola e não sei onde fui-me meter... Só me vem à cabeça as marchas de Lisboa pois estes bairros são os principais participantes.
Depois de conhecer a escola relato mais pormenores...

August 28
Festa
Lá se passou mais uma festa... É uma festa da aldeia da minha mãe, muito bonita, que tem a duração de cinco dias (apesar de eu só ter assistido a três), e que se define por ter Touradas, Largadas, Procissões, Espectáculo de Variedades (este ano foram os Santa Maria, Canta Bahia, entre outros menos conhecidos), fogo de artifício, salva de morteiros, alvorada de foguetes (não muito agradável para quem se deitou há pouco), enfim... é muito agitada, muito concorrida, e divertida também.
Eu já não fui a tempo de ir à Corrida de Toiros mas às 4h da manhã fui à largada e fartei-me de rir... É feio rir da desgraça alheia mas eles só lá vão porque querem. As pegas foram muito engraçadas e as vacas deram marradas a torto e a direito a quem apanhavam pela frente, e eles depois lá se levantavam e saíam dali a correr...
O fogo de artifício de Sábado foi bem bonito, foi um jogo de fogo com luz laser projectada na parede da igreja e música em simultâneo... já há muito que o fogo não surpreendia quem está habituado a lá ir pela festa.
E depois de tudo isto, e como estava escrito por todos os lados...
Festa é... um reencontro de amigos!

August 30
Almoçarada de professoras
Para aproveitar estes últimos momentos que me restam até ao início das actividades lectivas lá fui almoçar com um grupo de amigas, todas professoras. As cinco estivemos juntas numa escola, da qual não gostámos nada mas em contrapartida ficou uma amizade, e para não a perdermos temos anualmente marcado um encontro para pôr as novidades em dia.
É engraçado que eu acho que a cada ano que passa nos encontramos mais cedo e acabamos mais tarde, a ponto de termos os maridos e os pais à espera em casa para jantar e nós juntas ainda na tagarelice desde o almoço...
Para o ano o encontro será no Alentejo, meu lindo Alentejo, ou nas Caldas da Rainha.

Sem comentários: