Lilypie Fourth Birthday tickers

28 maio, 2008

Só 2 coisinhas...

- Quando a minga mãe não tem paciência para me segurar a chucha resolvo bem o problema... vai a mão toda lá para dentro que é bem gostosa!

1º Assunto: Noites


Acho que o meu peito está a produzir cada vez menos leite... fico triste mas fiz o que pude...

Só eu sei o que passei no início para começar a amamentar... mas insisti porque achei que era o mais saudável para o meu bébé. Mas também sei que ele vai ser saudável na mesma com o leite de biberão e portanto não posso martirizar-me... No meio disto tudo até há um lado bem positivo: já começou a fazer noites mais longas. Ai, o que eu odiava as noites... ter de dormir uma ou duas horas de cada vez apenas!

Ainda ontem à noite mamou às 8h 30min e só voltou a mamar às 4h... eu até acordei sobressaltada a pensar que tinha adormecido e me esquecido dele... como se ele permitisse uma coisa dessas ;) Na maioria das noites tem feito um dos sonos com 5h, o que já é muito bom, uma vez que era o que me estava a custar mais em toda a Maternidade.

Agora só falta eu conseguir explicar-lhe que o sono maior é para ser feito da meia-noite em diante e não antes.


2º Assunto: Vacinas


Ía bem cheinha de medo pois ainda tenho bem presente o que ele passou quando esteve internado e lhe tiravam sangue ou quando mudavam o catéter mas ele até se portou benzinho. É claro que chorou mas bem menos... nada que o colinho não resolvesse logo. Para além das obrigatórias ainda decidi dar-lhe a RotaTeq pois ele vai para á creche e então espero que seja uma boa prevenção, senão acho que o poupava de mais essa judiaria e a Prevenar será para o próximo mês mas essa até a pediatra disse que me obrigava a dá-la.

Já não bastasse vê-lo a levar as vacinas ainda há a questão dos euros... bolas, que são caras!

23 maio, 2008

2 Meses

Olá!
É só para dizer que estou muito feliz! O meu bébé fez ontem 2 meses e já está a aumentar o peso normalmente.
Ou seja, está com 5 o60kg. Aumentou 260g nesta semana que começou com o suplemento.
Está um menino muito bem comportado, que raramente chora, a não ser que eu me demore a dar-lhe a maminha...
Gosta da chucha para adormecer, o que faz com que a mãe esteja de dedo esticado até ele realmente adormecer uma vez que ainda não a segura sózinho. E se por acaso não tem chucha, resolve bem a questão... põe a mão na boca e chucha nela. Pois é, é sinal que já começa a tentar coordenar aqueles membros malucos que mais parecem umas ventoinhas a dar a dar.
De noite também dorme bem, já vai alongando o sono e fazendo frequentemente 5h entre uma refeição e outra. A mãe é que gostaria que ele adormecesse logo a seguir a mamar mas ele gosta de estar ali uma horinha a olhar... para mim é muito difícil aguentar as noites mas já arranjei uma solução... com uma mão seguro a chucha e com a outra jogo Sudoku para me entreter e não vir o sono. E também já me lembrei em ligar o portátil para me distrair... é que senão adormeço eu primeiro que ele.

21 maio, 2008

Suplemento - Continuação

A pediatria é um mundo... tanta coisa para aprender, tanto para saber e depois aplicar nos nossos bébés...
Não se pode saber tudo é certo, e depois quem é mãe de primeira viagem ainda mais tem para aprender...
Quanto ao suplemento, acabei por comprar outra marca diferente para experimentar, agora já acho que o problema não era não gostar mas sim uma fase de habituação que demora um pouco... no entanto ficámos com duas latas de leite... que daqui a 4 semanas, mesmo que ainda tenham muito, irão para o lixo uma vez que é a validade delas...
Falei novamente com a médica e posso deixá-lo mamar um pouco mais e oferecer-lhe depois o biberon, o qual já aceita melhor. Umas vezes bebe tudo (60ml) outras nada mas também é normal... será conforme o seu apetite. A mãe é que pensava que ele tinha sempre de beber tudo até ao fim e já andava stressar.
A pediatra também me podia ter logo dito que ele iria passar a evacuar menos. Ora, ele sujava praticamente uma fralda a cada 3h e de repente passou a fazer uma vez por dia, já eu também achava que o meu filho iria rebentar de tanto comer e nada evacuar e afinal é normal.

Alguem tem um livro de instruções a mais, que me empreste?

17 maio, 2008

Suplemento



Sexta-feira foi dia de pesagem. Mas à diferença das outras semanas, em que aumentava 250/300g, aumentou apenas 130g em 10 dias.
Ora a mãe, que pesou duas vezes seguidas para ter a certeza que a balança não estaria a dar erro, e que esperava que esta semana fosse já alem dos 5kg, foi logo ligar à pediatra para saber a opinião dela. Ela entendeu ser pouco e que o Gabriel deveria começar a tomar suplemento, para tristeza da mãe, pois o seu leite já não é suficiente para o seu bébé.


Agora, a trabalheira ainda é um pouco maior, porque dou a mama, até 1/4h, e depois o biberon. Mais logística cá em casa... o esterilizador trabalha agora várias vezes ao dia, ferve-se água mais frequentemente (mas já sei que há uma engarrafada que não é necessário, ainda não sei é qual é a marca), e ainda existe um aquecedor de biberons que me ofereceram e está pronto a ser estreado...


Quanto ao meu bébé... enfim... gosta tanto da sua maminha que não aprovou o leite que a mãe lhe comprou. Estou a dar-lhe primeiro o suplemento e só depois a mama, pois só assim o engano. Como tem fome ao início, marcha tudo mas se lhe der primeiro a mama depois já não quer o suplemento... está sabichão o meu pequeno!


12 maio, 2008

Pézinho, pézão!

Tal como a Bunny me pediu... cá estão os pézinhos do meu lindo. Pézinhos é ser boazinha porque apesar de pequenos são na verdade de bom tamanho para um bébé com a idade dele, o que deixa adivinhar uma bela "patinha" no futuro...

Por cá tudo sobre rodas... já vamos fazendo uns passeiozinhos... para arejarmos um pouco.
Hoje fomos a casa da avó, almoçar, e foi no marsúpio. Ele até gosta bastante de lá ir, vai à vontade, esticadinho, a olhar a paisagem e a gozar o balanço. A mãe é que ainda é um pouco naba a colocá-lo lá dentro mas com o tempo ganha-se o jeito.

Quanto à nossa rotina... bom... não existe... ele é que faz os horários conforme a fome e o sono que tem. ;)

07 maio, 2008

Válida

Pois é, a minha candidatura a professora contratada para o próximo ano lectivo já está válida.
Com tudo isto quase que me esquecia de concorrer o que não dava jeito nenhum... Em Setembro, por muito que custe deixar o meu anjinho, lá terei de voltar à escola. Esperemos que eu ainda me lembre de como é dar aulas... é que com gravidez e licença de maternidade vai passar um ano sem bolir... há que chular o Estado! (brincadeirinha)
Por cá, está tudo mais tranquilo...
Estamos a mandar a constipação embora, fomos à pediatra e já mede 57cm e pesa 4 700kg.
A roupa dele está a deixar de servir a passos largos. A ver se compro mais uns babygrows de algodão para este tempo mais moderado e um blusão de ganga "à men" porque os casacos que tem já estão muito justos ;)
Os seus hábitos vão mudando dia para dia, é uma constante mudança... De dia, já adormece sozinho, sem precisar do embalo da mãe (as minhas costas agradecem) e de noite, voltou a controlar os soninhos que vinham malucos lá do hospital, até vos digo aqui, muito baixinho para ele não ouvir e não me trocar as voltas, que já por 3 noites faz um sono maior de 4h 30 a 5h seguidas... ;)
P.S- Freebrowny... manda-me convite pois eu não consigo aceder ao teu blog, amiga!

04 maio, 2008

Continuamos doentes...

O malfadado vírus já foi embora, pelo menos acreditamos nisso.
Mas como ainda não estamos em maré de sorte e como eu me constipei no hospital, passei-lhe a constipação.
Ou seja, desde Sábado de madrugada que tem o nariz entupido... até espirra e tosse... lá andamos nós em aventuras outra vez... ele é vapores de água e aerosol, cabeira da cama levantada, mamar de de 2 em 2h porque mama pouco de estar entupido, carradas de soro ficiológico, pingos para o nariz e uso do Narhinel (aspirador de nariz)... mas tudo isto está a ajudar e o passeio planeado para este fim de semana há-de acontecer mais dia menos dia.
O que é verdade é que estou a ficar calejada rapidamente contra as doenças e a ficar mais tranquila com estes incidentes todos.

E o mais importante é que hoje é DIA DA MÃE.

01 maio, 2008

A bonança foi enganadora!

Por certo estranharam a minha ausência... mesmo com um bébé pequeno não consigo ficar tanto tempo longe do meu blog!

No dia 23 de Abril o meu bébé começou a fazer febre alta... 38,8ºC... e foi internado dia 24 de Abril. Tivemos uma semana no hospital porque os valores do sangue estavam alterados indicando uma infecção viral. Onde esteve alojado o vírus não se sabe e neste momento ele está quase curado e não vou chegar a saber. Mas digo-vos que foi uma experiência horrível. Saber que o meu bébé de um mês ía ficar internado a levar dois antibióticos diferentes... sem palavras. Tão pequeno e já doentinho.

No início, só dizia mal à minha vida, a pensar que tenho de ir à bruxa... não é normal tanto azar junto... não conseguir engravidar, depois ficar a gravidez toda em casa e agora o meu pequeno internado... é demais! Mas depois comecei a pensar que estava a ser parva... e estava... porque o mais importante eu tinha comigo.

No final da estadia do hospital fui-me novamente abaixo mas porque o Gabriel desregulou o sono e a mama completamente. Penso que foi de ser constantemente perturbado com a toma do antibiotico intravenosa, e picado para tirar sangue e coisas do tipo... Ele deixou de dormir mais do que uma hora seguida e estavamos os dois a precisar de dormir. E passou a querer mamar de hora a hora. Maldito hospital.

Agora em casa estamos a tentar voltar ao normal... embora com dificuldades porque ele não consegue adormecer...

Em suma, parece que estamos no bom caminho, ele está a curar-se e espero que a regular os horários dele.

P.S- O cadeirão do hospital é uma péssima cama mas pelo meu filho... aguento tudo.
Erica, diz-me qual é a morada do teu blog... que eu perdi-a.