Lilypie Fourth Birthday tickers

01 fevereiro, 2007

SIM...


... porque está provado que não é por ser ilegal que o aborto deixou ou vai deixar de ser praticado;
... porque é um problema de saúde pública, que deixa graves sequelas na mulher quando feito na ilegalidade, sem as devidas condições;
... porque o aborto clandestino impede o acompanhamento médico e psicológico das mulheres;
... porque não existem métodos contraceptivos 100% eficazes. As gravidezes não desejadas ocorrem e podem levar à decisão pessoal, consciente e legítima de abortar;
... porque nas primeiras semanas o feto já é vida mas não tem consciência de si, não pensa, não sente logo a decisão de progredir na gravidez é da mulher;
... porque no meu corpo quem decide sou eu e eu decidi lutar deseperadamente pelo meu bebé e espero que um dia todas as mulheres possam optar e decidir acerca da sua reprodução.

A quem ler... esta é a minha mais sincera opinião e é naquilo que acredito e em que vou votar no dia 11 de Fevereiro mas respeito quem pense o contrário e não julgo ninguém por isso. No entanto, tenho visto muita gente levar este assunto ao extremo e classificar uns de criminosos e outros de falsos moralistas... cada um tem a sua opinião e para isso é que existe o referendo.

7 comentários:

NaRiZiNHo disse...

Concordo e acrescento: com a liberalização, a mulher que pretende abortar, dirige-se ao centro hospitalar e comunica a sua decisão. Aí irá ter a oportunidade de ser esclarecida, coisa que não acontece na clandestinidade, irá saber os riscos que corre e quem sabe, não mude de opinião? Quem sabe não encontre outras soluções, que não passem pelo aborto?
O Não argumenta que isto não está contemplado no referendo, eu sinceramente, acho que essas pessoas não têm noção do significado da palavra referendo. Mas quem sou eu para opiniar e dar palpites? Mal sei da minha vida, a única coisa que sei é que um aborto nunca se esquece, não mata mas deixa marcas profundas e irreversiveis, nem que seja involuntário e nem que seja às 5 semanas.
É tão fácil dar palpites sobre a vida dos outros, mas quando se trata da nossa vida, aí a covnersa é bem diferente.
De facto, as pessaos aprendem bem a lição para algum tipo de argumentos, é pena que na escola, essas pessoas, refiro-me aos miudos, mais concretamente, não aprendam a lição assim tão facilmente (quem viu os P&C na 2ª sabe a que me refiro).
:-*

Lita disse...

Concordo plenamente com a tua opinião!
Na clandestinidade dão-se origem a verdadeiras atrocidades e as mulheres, são consideradas há muito tempo como seres capazes, de decidir e de votar. Porque não hão-de ser capazes de decidir sobre o que fazer com uma gravidez, desejada ou não?!

Eu também voto pelo sim!

Lita

Elsa disse...

Sim, e as vezes que forem necessárias eu direi SIM!

Respeito quem tenha uma opinião contrária apesar de haver razões que invocam para as quais não concordo nada.

Luto por um filho, lutarei até ter forças para isso!

Jinhos grandes,
Elsa

Anónimo disse...

Com a troca de argumentos cada vez mais agressiva e desmedida, acabei por me afastar dos debates, tempos de antena e afins. Respeito quem tem opinião diferente da minha,não critico, nem contesto, cada um faz o seu entendimento da questão e acho que não vale a pena tentarmos mudar a forma de pensar de cada um.
Concordo contigo. SIM.

R. disse...

Subscrevo inteiramente. Por dois grandes motivos. Pelo princípio da tolerância, pela liberdade de escolha, por ser a consciência de cada um a poder ditar as regras e não uma consciência colectiva que não tem o dom da verdade. Como posso eu considerar toda e qualquer mulher que faça um aborto de criminosa? Sem saber o que a motivou a tal acto que deixa tantas sequelas? Bastava sentir que era injusta para apenas uma, para já ser incapaz de votar não.
O outro motivo é porque tb acredito que a clandestinidade não permite fazer nada, com ela apenas se tapam os olhos a um problema real. Para se fazer algo tem de se conhecer o verdadeiro problema e apenas chamando as pessoas para o SNS, para junto dos médicos é que se poderá aconselhar, ajudar e quiçá fazer mudar a decisão. Muito mais poderia dizer mas fico pelos dois motivos mais influenciadores da minha decisão pelo SIM.

beijinhos

Bem Me Queres disse...

Espero que a abstenção não ganhe como no último referendo. Sim ou Não, o importante é que não percamos a oportunidade de darmos a nossa opinião.
Bjs docinhos e boa seman

Mary Xu disse...

Eu até votava "sim" se eu visse pessoas responsáveis e educadas neste País. Mas infelizmente, tudo é motivo de abuso e exagero. Despenalizar o Aborto não é solução. A lei tem de ser mudada mas não neste sentido. O nosso Governo tem de investir na educação, no civismo, nos abonos familiares. Ajudar quem tem filhos de certeza iria reduzir o numero de abortos clandestinos. Aliás a palavra "aborto" nem devia existir, nem devia ser uma possibilidade. Até chegar a esse ponto, há muita coisa que se pode fazer e que se chama métodos contraceptivos. Muitas mulheres e homens esquecem-se dessa parte, não tomando pilula e não usando preservativo. Conheço casos reais e enquanto houver pessoas a pensar que o aborto pode ser outro método contraceptivo, serei contra a despenalização do aborto. No entanto não acho que a mulher mereça ir presa por isso, mas um feto com 10 semanas (para mim até a partir do primeiro dia) é um ser vivo. Abortar é matá-lo. Por isso quem o faz tem de ser penalizada, nem que seja com trabalho comunitário ou coisa do género. Mas sinceramente, quantas pessoas conhecem que foram presas por abortar? Eu não conheço nenhuma.
Por estas razões todas, eu vou votar "não".