Lilypie Fourth Birthday tickers

19 janeiro, 2007

Pau para toda a obra...

... é isso que o Governo quer que os professores se transformem.
A novidade é alterar as habilitações dos futuros professores para que sejam capaz de leccionar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Inglês.
Dizem eles que isto serve para amenizar a transição dos alunos do primeiro ciclo (com 1 professor) para o 2º ciclo mas deixem-me relembrar-vos que neste momento com a extensão curricular os alunos do 1º ciclo já têm mais do que um professor.
Dizem eles que não é uma medida economicista mas sim porque temos os piores resultados da Europa e o que querem é aproximar-nos aos outros países da Europa. Por favor, quem acredita nisso? Acham que conseguirei fazer um melhor trabalho se tiver que ter um domínio científico tão alargado? Desde quando quantidade é qualidade? Mas que devaneios...

Para tornar isto possível, para além da licenciatura em educação básica, o futuro professor terá de ter um mestrado com 30 créditos em Português, 30 créditos em Matemática, 30 créditos em Estudo do Meio que inclui Ciências da Natureza, História e Geografia em Portugal para além de 30 créditos em Expressões. E claro, os que já são professores lá terão que voltar para as ESE's.

Não me importo de voltar a estudar, mas na minha área, Matemática e Ciências, não em áreas que não gosto e que sempre fui uma nulidade.

11 comentários:

Mary Xu disse...

Eu vivi na Suiça durante 15 anos e tive a sorte de fazer lá toda a escolaridade. Para além disso tirei lá um curso de educadora (do qual ainda não consegui ter equivalencia por ter sido bacharelato). Ou seja posso dizer que conheci um ensino como deve ser.
Essa medida do governo não vai melhorar em nada as nossas escolas. Há tantas coisas mais simples e mais baratas mas que ninguém quer pensar. Porque tudo neste país é um negocio. Quando não é de uma maneira é de outra.
Para começar deviam valorizar mais os professores e mudar a maneira de colocar professores. Nunca vi nada tão ridiculo como o proceso de colocação de professores. Não tem mal nenhum inspirar-se no que funciona bem nos outros paises...
Enfim, outra coisa importante é a carteira dos pais dos alunos. Como é possivel no ensino publico as pessoas terem de gastar tanto dinheiro para meterem os filhos a estudar? Os manuais mudam de ano a ano (negocios com editoras). Um casal com dois filhos não pode aproveitar os livros de um para o outro!
Na Suiça por exemplo, durante o ensino obrigatorio (até ao 9º ano) os livros pertencem a escola e passam de ano para ano. Ou seja, todos os anos recebia os livros necessários, tinha de os forrar com papel e estima-los para no ano seguinte passarem para outro aluno. Os miudos que não estimavam os livros que lhes eram emprestados tinham de os pagar.
São coisas tão simples, há tantos paises com um bom ensino. Porque é que Portugal não segue o exemplo e melhora???

Kitty disse...

Infelizmente as mudanças neste país são, quase sempre, para pior...

Bom fim de semana
Beijinho

Bem Me Queres disse...

E o desemprego junto dos professores a aumentar.... Não dá para perceber!
Bjs docinhos e boa semana

Mónica Costa disse...

Como eu te compreendo... Tenho o meu marido em casa com os nervos em franja! Na escola dele (privada), professores com 15 anos de carreira estão preocupadíssimos com o futuro. Por todas estas confusões, este ano, vai concorrer para os Açores. Também tenho lá família, pelo que também para mim é mais fácil arranjar. Vamos ver no que dá. Mas sempre juntos! :)
Beijinhos e boa semana

Uma vida (im)perfeita!!! disse...

Olá minha querida,
Passei aqui só para te desejar toda a sorte do mundo com a consulta.
Vais ver que vai correr tudo bem, e a ansiedade, eu acho, que é ,muito dificil de controlar
Depois não te esqueças de vir contar as novidades.
Beijinhos doces,
Carla

sotto le stelle disse...

Um bom dia para ti, jinhos fofos apertadinhois

Anónimo disse...

Acho que cada vez é mais dificil ser professor em Portugal...Acho que é preciso ser corajoso e gostar muito do que faz, porque são tantas as dificuldades que só mesmo com muita preserverança é que aguentam...
Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Acho que cada vez é mais dificil ser professor em Portugal...Acho que é preciso ser corajoso e gostar muito do que faz, porque são tantas as dificuldades que só mesmo com muita preserverança é que aguentam...
Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Acho que cada vez é mais dificil ser professor em Portugal...Acho que é preciso ser corajoso e gostar muito do que faz, porque são tantas as dificuldades que só mesmo com muita preserverança é que aguentam...
Beijinhos grandes

Anónimo disse...

ops...o botão bloqueou...

Anónimo disse...

ops...o botão bloqueou...